MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Farsul aponta retração em índice que avalia custos de produção

Em 25/07/2023 às 07:26h

por Redação JM

Farsul aponta retração em índice que avalia custos de produção | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Junho teve queda de 5,51% em relação ao mês anterior | Foto: Fernando Dias/Especial JM

O Índice de Inflação Custos de Produção (Iicp) de junho manteve cenário de queda, tendo registrado retração de 5,51% em relação ao mês anterior, e mantendo a sequência de quedas iniciada em junho de 2022. A taxa cambial também sofreu redução, refletindo nos custos de fertilizantes e frete. A informação foi divulgada pela Assessoria Econômica da Farsul, na segunda-feira, dia 24.

Como reflexo dessa queda, o acumulado de 12 meses do Iicp registrou -33,51% em junho de 2023, mas o preço dos fertilizantes ainda está em um patamar de custo superior àqueles do começo de 2021, conforme o relatório.

O Índice de Inflação dos Preços Recebidos pelos Produtores (Iipr) também segue em deflação, registrando uma queda de 2,44% em comparação com o mês anterior. As projeções de aumento da safra de grãos brasileiras têm pressionado o preço desses produtos, com destaque para o milho, que teve negociações pontuais durante o mês. O leite, que normalmente tem seus preços valorizados no período graças a diminuição sazonal da oferta, teve a primeira queda de preço em 2023, devido ao aumento das importações e da estagnação da demanda.

Enquanto o Iipr acumulado em 12 meses sofreu queda de 25,05%, o Ipca Alimentos inflacionou 4,01% no mesmo período. Isto reforça que não existe relação direta entre o índice e o preço dos alimentos no comércio. Custos como energia elétrica, mão de obra, combustíveis, entre outros, são fatores que contribuem para a variação do preço que chega ao consumidor.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br