Campo e Negócios
Assado Fronteiriço é destaque em festival de Livramento
Vinícolas de Bagé e região marcam presença com o estande Vinhos da Campanha
por Redação JM
O Assado Fronteiriço, que encerra a oitava edição do Fronte(i)ra – Festival Binacional de Enogastronomia, irá acontecer no sábado, 5 de agosto, na Praça Internacional entre Sant’Ana do Livramento e Rivera. Neste ambiente estarão armadas as “parrillas” e estruturas de 17 estações gastronômicas, sob o comando de chefes brasileiros e uruguaios.
Este encontro da culinária gaúcha responde ao desafio de mostrar as raízes e a diversidade da culinária tradicional da Fronteira, enaltecer a integração gastronômica dos dois países e fortalecer o turismo. Para coordenar o Assado Fronteiriço, foram chamados dois expoentes da gastronomia: o santanense Antônio Costaguta, El Topador, e o comunicador e chef de cozinha uruguaio Hugo Soca, do programa de TV “De la Tierra al Plato”.
No evento, será possível encontrar opções para todos os gostos. Desde massas, comida árabe e opções vegetarianas, até as mais diversas formas de preparar a carne - com destaque para o cordeiro tradicional do Pampa. Não faltarão, claro, os vinhos produzidos em ambos os lados da faixa de fronteira – já internacionalmente reconhecidos por sua qualidade.
Para encerrar, o evento terá, ainda duas estações de sobremesas. Cada uma delas irá oferecer uma receita premiada no 1º Concurso Binacional de Sobremesas da Fronteira. Esta competição, que envolveu alunos de gastronomia, selecionou para o festival a Guainita (uma releitura do tradicional chajá feita pelos alunos do Instituto Federal Farroupilha, de São Borja) e o Campo Dulce, criado por alunos da UTU, de Rivera, e que tem como base a erva-mate.