Campo e Negócios
Região terá 226 animais de grande e pequeno porte na Expointer
Cabanha Dom Amado vai expor 17 ovinos da raça Texel
por Joice Cougo Nunes
O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, se prepara para receber os visitantes da 46ª Expointer, entre os dias 26 de agosto a 3 de setembro. A região da Campanha, composta por Aceguá, Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul, será representada por 54 expositores e 226 animais de grande e pequeno porte.
Os ovinos que estarão no evento são das raças Merino Australiano (2), Ideal (2), Corriedale (15), Romney Marsh (13), Texel (48), Ile de France (2), Suffolk (2), Poll Dorset (10), Dorper (4), Crioula (5), Corriedale naturalmente colorido (10), Romney Marsh naturalmente colorido (2), Texel naturalmente colorido (10). Os bovinos de corte são dez: dois Hereford, quatro Polled Hereford, três Brasford e um Brangus. Já entre os bovinos de leite, da raça Jersey, são nove. Equinos da raça Crioula somam-se 32, enquanto haverá, ainda, 11 poneis
O engenheiro agrônomo e ovinocultor da cabanha Dom Amado, Hulha Negra, Juliano Kalil Gonçalves, participa da Expointer desde 2015, com ovinos da raça Texel. Na edição deste ano, ele vai expor 17 ovinos, oito machos e nove fêmeas. “Das que estão aqui (Expointer) vai uma fêmea para o remate da raça. Os demais voltam para a Cabanha e irão à venda no nosso 7º Remate Anual de Produção, em novembro, evento que ocorre na Associação Rural de Bagé", explica.
Além dos animais de grande porte, também haverá de pequeno. Para compor o Pavilhão de Pequenos Animais, serão 44 coelhos, divididos entre as raças Borboleta Inglesa (10), Nova Zelândia Branco (10), Belier Miniatura (10), Netherland (14), todos do produtor Rogério Kummer, de Dom Pedrito.
.