Campo e Negócios
Aceguá adere a aplicativo de combate ao abigeato
por Joice Cougo Nunes
O município de Aceguá confirmou, na quarta-feira, dia 23, a adesão ao aplicativo Marca & Sinal, elaborado pela empresa Hardsoft. A iniciativa partiu da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo a fim de auxiliar no combate ao abigeato na região.
A engenheira agrônoma e assessora de Agropecuária da Prefeitura, Sabrina de Oliveira, menciona que, desde fevereiro, o Executivo está em tratativas para adotar a ferramenta. “Foi quando eu percebi a necessidade de ter uma pesquisa mais detalhada, rápida e com mais segurança, pois os nossos registros todos estavam em pasta e em dados do Excel e Word. Todas as marcas eram pesquisadas ‘a olho’ nos arquivos”, explica.
De acordo com Sabrina, todos os produtores que têm marca registrada (desenho usado para identificar os animais) terão acesso a um login, fornecido pela Secretaria, para acessar seus dados. "Para isso, o produtor irá passar pelo recadastramento, pois temos marcas muito antigas nos registros e não sabemos se está ativa ou não”, destaca.
No aplicativo, vão constar os dados dos proprietários – nome completo, CPF, telefone, endereço e atividade rural, informações relacionadas à propriedade, como nome do local, área, localidade e título – se é própria ou arrendada, e marca e sinal.