MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Audiência pública debate Plano Municipal de Saneamento Básico de Bagé

Em 29/08/2023 às 18:12h

por Redação JM

Audiência pública debate Plano Municipal de Saneamento Básico de Bagé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Apresentação representa etapa obrigatória do debate / Foto: Divulgação

A versão preliminar do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que irá debater o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, foi apresentada em audiência pública, na manhã desta terça-feira, 29. A mesa do evento, que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura, foi composta por representantes do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), Câmara de Vereadores, Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) e Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace), responsável pela elaboração do Plano.

“Hoje é um marco para nós, estamos dando um passo inicial para atender a Lei Federal nº 11.445, que exige que todos os municípios tenham um plano municipal de saneamento básico. Vamos apresentar uma versão preliminar para começarmos a construir o processo a partir de agora”, destacou Geraldo Gomes, Secretário-Geral de Governo, que estava representando o Prefeito Divaldo Lara.

Já o diretor geral do Daeb, Franco Alves, afirmou que a audiência busca a participação, a oportunidade de opinar, dar sugestões sobre o Plano Municipal de Saneamento, para que depois a Fundace conclua. “Este plano nos dá viabilidade econômica e financeira para que a nossa cidade se adeque às normas federais do saneamento”, explica.

Segundo o estudo da Fundace, Bagé ocupa a posição 691ª no que diz respeito ao esgotamento sanitário no contexto nacional, considerando um total de 5.570 municípios. No âmbito estadual, Bagé destaca-se ainda mais, ocupando a posição 58 de um total de 497 municípios no Estado do Rio Grande do Sul. A boa colocação no quesito esgoto deve-se principalmente à entrega, no ano passado, do maior sistema de esgotamento sanitário de Bagé, proporcionando com que a cidade alcance 80% do esgoto coletado e 50% do esgoto tratado, índices superiores à média nacional. Assim, a autarquia já está muito próxima à universalização dos serviços, com 100% da população atendida com água e 80% atendida por coleta de esgoto.

Até o dia 15 de setembro, sugestões sobre o Plano Municipal de Saneamento podem ser encaminhadas para o e-mail seinfra@bage.rs.gov.br.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br