Campo e Negócios
Agroindústria Zago, de Hulha Negra, marca presença na 46ª Expointer
por Rayssa Bittencourt
O Pavilhão da Agricultura Familiar da 46ª Expointer conta com a participação de dez agroindústrias que compõem a Regional da Emater/RS-Ascar de Bagé. Uma dela é a Zago, localizada no assentamento Capivara, em Hulha Negra.
Conforme Sueli e Zair Zago, é a primeira participação deles em Esteio. A agroindústria, atualmente, produz em torno de 800 quilos de queijos, além de 400 potes de doce de leite para comercialização. Assentados da reforma agrária há 23 anos, o casal de agricultores têm duas filhas (de 25 e 17 anos) que ajudam na produção, além do caçula, de 10 anos.
Ao JM, a produtora Sueli Dreher Zago conta que tudo começou pelo incentivo de amigos da Emater, que apreciavam os produtos. "Começamos a estudar os produtos que iríamos fazer. Foi tudo em meio à pandemia, então tivemos bastante dificuldades para fazer cursos de especialização", relembra.
Mas o esforço foi recomppensando. Segundo Sueli, na atualidade, a produção de leite diária chega a 500 litros, sendo metade direcionada para agroindústria e a outra parte é comercializada em laticínios da região. Na ativa há quase três anos, elaboram queijo mussarela, além de coloniais, doce de leite, leite condensado e requeijão cremoso.
A produtora comenta que tem grande expectativa quanto à Feira, pois é, conforme reconhece, uma oportunidade para mais pessoas conhecerem os produtos Zago. A Expointer acontece até 3 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
{AD-READ-3}