MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Campanha gaúcha atinge marca de 10 milhões de garrafas de vinho com selo de Identificação de Procedência

"Nós estamos em um momento de consolidação", diz Pedro Candelária, presidente de Associação

Em 12/09/2023 às 10:53h
Felipe Valduga

por Felipe Valduga

Campanha gaúcha atinge marca de 10 milhões de garrafas de vinho com selo de Identificação de Procedência | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Nana Bonorino Fotografia

O terroir da Campanha gaúcha promete marcar o Wine South America, que acontece entre esta terça, dia 12, e quinta-feira, 14, em Bento Gonçalves. Ao todo, oito vinícolas da região não apenas apresentarão seus principais rótulos e novidades, como reforçarão o potencial que transformou a fronteira com o Uruguai na segunda maior produtora de vinhos finos do Brasil.

Presidente da Associação de Vinhos da Campanha, Pedro Candelária destaca que o atual momento é de, literalmente, colher frutos, não apenas pela clara expansão do cultivo que vem sendo registrado ao longo dos últimos anos, mas também pela qualidade dos vinhos produzidos, que vêm conquistando prêmios no Brasil e mundo afora. "Nós estamos em um momento de consolidação, onde conseguimos mostrar que é possível que quem quer produz vinhos de qualidade", diz ele ao relatar que, em uma faixa de 600 quilômetros, entre Itaqui até Candiota, são, na atualidade, 19 vinícolas cadatradas junto à entidade. "E são associados bastante unidos", reforça.

Para o Wine South America, o presidente concorda que um dos tópicos será a celebração dos três anos da conquista do selo de Indicação Geográfica para os vinhos da Campanha gaúcha. "Já avaliamos mais de 10 milhões de garrafas, desde maio de 2020", frisa Candelária, ao destacar a representatividade produtiva local. A área da IP abrange, em todo ou em parte, os municípios de Aceguá, Alegrete, Bagé, Barra do Quaraí, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra, Itaqui, Lavras do Sul, Maçambará, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento e Uruguaiana, e é válido apenas para vinhos com 100% das uvas produzidas na área delimitada.

Candelária foi um dos responsáveis pela conquista da IP, atuando desde 2015 em busca do reconhecimento. Natural de Portugal, onde atuava como diretor comercial, se mudou para o Brasil em 2012 e passou a atuar como responsável pelos vinhedos da Campos de Cima e, agora, comanda a Associação.

Conforme ele, a Campanha, assim como a Fronteira Oeste, têm mostrado que o setor vai além do vinho. "É extraordinário o que ocorreu em 20 anos. Demos um salto neste período, quando o normal, neste segmento, é demorar mais. E isso, naturalmente, atrai a atenção. E ainda somos pouco explorados no turismo, mas existem vários projetos, inclusive com incentivos, que devem resultar em uma transformação econômica ampla", comenta ao ressaltar que a confiança é que novos projetos surjam: "Acreditamos que com o tempo chegarão novos investidores".

Masterclass

A feira Wine South America - considerada uma das maiores do setor vitivinícola no Brasil, promete reunir produtores, fornecedores, comerciantes e entusiastas do mundo do vinho. Durante os três dias de evento, além da exposição de mais de 360 marcas nacionais e internacionais, os visitantes que buscam entender melhor esse universo vão poder participar de uma série de masterclasses com especialistas da área.

As aulas, que têm curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS), vão abordar temáticas relacionadas às diferentes regiões e suas maneiras de produzir vinhos.  Entre estas, a masterclass “Campanha Gaúcha: Muito mais do que vinhos tintos”, promete apresentar a diversidade dos rótulos da Campanha, além de explorar a Indicação de Procedência.

A Associação Vinhos da Campanha estará presente no evento representada por 8 vinícolas - Batalha, Bodega Sossego, Campos de Cima, Dom Pedrito, Dunamis, Guatambu, Peruzzo e Pueblo Pampeiro. Durante a WSA produtores, enólogos e proprietários de vinícolas estarão no local apresentando seus lançamentos, portfólio e tirando dúvidas.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br