MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Seminário vai abordar Patrimonialização da Lida Campeira na região

Atividades ocorrem no IFSul Câmpus Bagé, em 28 e 29 de setembro, e incluem oficinas voltadas aos estudantes, exposição de artesanato e Roda de Conversa com Iphan-RS

Em 19/09/2023 às 16:45h
Alana Portella Gonçalves

por Alana Portella Gonçalves

Seminário vai abordar Patrimonialização da Lida Campeira na região | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Felipe Valduga

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul-Câmpus Bagé) realiza, nos dias 28 e 29 de setembro, o Seminário de Extensão sobre a Patrimonialização da Lida Campeira na região de Bagé e na região do Alto Camaquã para discutir a salvaguarda da prática no Pampa. O evento surge em decorrência da aprovação, em março de 2022, do Registro da Lida Campeira enquanto Patrimônio Cultural Imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A iniciativa é uma parceria entre o IFSul e o Inventário Nacional de Referências Culturais Lida Campeira (INRC Lida Campeira), projeto de pesquisa conduzido pelo Departamento de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (DAA-UFPel).

A programação inclui oficinas voltadas aos estudantes do IFSul e exposição de artesanato em lã feito pelas detentoras. Além disso, haverá uma Roda de Conversa aberta à comunidade de Bagé e região, com a presença do superintendente do Iphan-RS, de pecuaristas familiares, de associações comunitárias e da equipe de pesquisadoras e pesquisadores da UFPel, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O evento foi contemplado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e conta com o apoio da Comunidade Quilombola de Palmas, da Rede Centro de Referência em Artesanato (Lãs do RS), da Associação para a Grandeza e União de Palmas (AGrUPa), da Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Camaquã (ADAC) e do Museu Dom Diogo de Souza (FAT-Urcamp).

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br