GRANIZO EM BAGÉ
'O que ocorreu em Bagé foi a formação de uma poderosa área de tempestade isolada', diz MetSul
por Redação JM
A queda de granizo registrada na madrugada deste sábado, dia 23, por volta das 4h10, é resultado de um núcleo muito intenso de temporal sobre o município com elevado valor de refletividade, condizente com queda de granizo e de maior tamanho, detalhou, em atualização publicada agora pela manhã, a MetSul Meteorologia. "O que ocorreu em Bagé foi a formação de uma poderosa área de tempestade isolada", frisa.
A projeção da MetSul, aliás, é que, durante todo este fim de semana e no começo da semana, deva seguir uma sucessão de áreas de instabilidade no Rio Grande do Sul. "As nuvens muito carregadas vão se formar a todo momento à medida que a umidade presente sobre o território gaúcho interage com ar mais quente nas latitudes médias da América do Sul. Nas próximas horas, a instabilidade intensa que está no Oeste e na Campanha avança para o Sul e o Leste gaúcho com chuva localmente forte a intensa, muitos raios e mais granizo que pode ter grande tamanho em alguns pontos", frisa a publicação.
Após, entre terça e quarta-feira da semana que vem, deve haver um agravante de 'aprofundamento de uma área de baixa pressão que vai migrar para as costas gaúchas e catarinense, o que vai reforçar a instabilidade sobre o Rio Grande do Sul com mais chuva forte e temporais'.
De acordo com a MetSul, "uma bolha de ar excepcionalmente quente entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil, que trouxe calor de 44,5ºC ontem no Paraguai e 41,8ºC em Cuiabá (MT) alcança o Oeste e o Norte gaúcho. O Noroeste gaúcho deve ter máximas de 36ºC a 39ºC neste sábado".
Fonte: https://metsul.com/primavera-comeca-com-temporais-destrutivos-de-granizo-no-sul/