Campo e Negócios
Arco apresenta propostas de desenvolvimento da ovinocultura ao governo federal
por Redação JM
Representantes da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) estiveram nesta semana em Brasília para cumprir agenda com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. O presidente da entidade, Edemundo Gressler, representou o setor e levou as demandas para a reunião realizada no Palácio do Planalto.
Uma das ideias surgidas foi a inclusão da ovinocultura no Plano Safra 2024/2025. A conversa iniciou durante a última Expointer, quando da visita do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, à feira agropecuária. No encontro, Pimenta informou que a ideia agrada e será debatida para viabilizar esta inclusão no programa para a próxima safra.
Outra pauta foi a sugestão de um Programa Nacional de Desenvolvimento e Promoção da Ovinocultura, inclusive intitulado pelo dirigente da Arco como "Mais Ovinos Brasil". "Conversamos sobre a realidade da ovinocultura, as necessidades e a importância de que tenhamos políticas públicas e parcerias na promoção e desenvolvimento da ovinocultura nacional. Milhares de famílias brasileiras vivem da ovinocultura e não poderíamos deixar de olhar esse lado social", destaca Gressler.
Do encontro, que também serviu para estreitamento de laços do setor com o governo federal, já saiu o compromisso de uma nova reunião, com a presença dos ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. A Apex-Brasil também deve ser convidada, em especial para falar de programas para a exportação da lã brasileira.