Campo e Negócios
Conjunto que representou Aceguá é destaque no Movimiento a La Rienda
por Redação JM
Fazendo parte das cinco modalidades que integram a Semana do Cavalo, na Arena do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o La Rienda iniciou suas disputas na tarde de terça-feira, 24, concluindo as categorias Crioulo do Futuro e Profissionais. Na categoria profissional, o destaque ficou por conta do conjunto formado por Marcelo Bernardes Pereira, com ZR Lotus, conquistando o primeiro lugar, com média final de 55,033.
O garanhão baio, que estreou esse ano nas provas funcionais, foi décimo colocado na Credenciadora de Inéditos, em Rolante, e ficou em primeiro lugar na modalidade em Viamão, conquistando a vaga para esta Final da modalidade. Ele, que é filho de Vaqueiro de Santa Angélica e Favorita Del Rey, é de criação e exposição da Agropecuária Estrela do Sul, de Aceguá.
Modalidade de equitação que possui raízes no Chile e na Argentina, o Movimiento a La Rienda tem ganhado cada vez mais um lugar especial no cenário equestre brasileiro. Caracterizada por movimentos graciosos e coreografias elaboradas, essa modalidade exige habilidades excepcionais, graças ao elo criado entre ginete e cavalo.
Sob o julgamento do trio de jurados composto por Andres Lallane Salas, Bruno Rodrigues e Lair Christ, os 59 conjuntos foram admitidos pelo técnico Cláudio Neto de Azevedo, onde 31 entraram em pista na parte da tarde, consagrando os 12 campeões deste primeiro dia de disputas, nas categorias Crioulos do Futuro e Profissional (esta também com o subnível B).
Na categoria Crioulos do Futuro, que é destinada aos animais com até 5 anos hípicos de idade, fica um nome já conhecido da modalidade: Cleiton Guimarães de Vargas, conduzindo Hotelo II da Oca, atingiu a média final de 47,800 e conquistou o primeiro lugar e seu oitavo título na categoria.
Hotelo, cavalo baio que estreou esse ano na modalidade, classificando-se em primeiro lugar na etapa de Viamão, antes disso, fez campanha morfológica no ciclo anterior, pisando na Final da Morfologia Expointer 2022, é um filho de Grito Fuerte 210 da Vendramin e Quediva da Oca, de criação e exposição de Oto Breier, Cabanha Oca, de Mafra, Santa Catarina.