MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Universo Pet

Cuidando da saúde bucal do seu filhote para evitar doenças graves no futuro

Em 29/10/2023 às 12:01h
Viviane Becker

por Viviane Becker

Cuidando da saúde bucal do seu filhote para evitar doenças graves no futuro | Universo Pet | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto de Baptist Standaert na Unsplash

A limpeza dos dentes dos cães é extremamente importante, de acordo com a veterinária e mestre em Saúde Pública, Claudina Soares de Farias, da Clínica Veterinária Zootel. Ela ressalta que, assim como na boca dos humanos, nos animais também há multiplicação de bactérias que formam uma espécie de biofilme nos dentes, que se não forem retirados formarão cálculos dentários, chamados popularmente de tártaro.  

Como prevenir

Claudina explica que é possível prevenir e dá dicas de como proceder. “O importante é que, desde de cedo, cães e gatos jovens comecem no processo para que se acostumem”, explica. Claudina sugere ir brincando com os pets, passando a escova nos dentes lentamente, para que, aos poucos, eles passem a se acostumar. “Essa responsabilidade é do tutor, não pode ser feito uma vez por ano quando vai na clínica, por mês ou por semana, deve ser diário, assim como fazemos com nossos filhos”, reforça.  

A veterinária argumenta que só a escova já é suficiente e se preferir incluir a pasta dental, essas devem ser específicas para cães e gatos. “Desta forma, podemos evitar problemas sérios, já que essas bactérias formam um processo inflamatório crônico na cavidade bocal do cão, que leva células inflamatórias para a corrente sanguínea que se espalham em vários órgãos causando problemas nos rins e coração por exemplo”, frisa.

A limpeza é fundamental já que a saúde do animal está relacionada a saúde bucal. Muitas vezes, os animais precisam ser submetidos à anestesia, mesmo tendo outras doenças, decorrentes da idade, para poder fazer a limpeza. Esse problema pode ser evitado com essa prática, se for feito desde pequeno.

 

Foto de Baptist Standaert na Unsplash

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br