Campo e Negócios
Experiências de Eno e Olivoturismo são tendências em crescimento em Bagé
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por Mariana Bond
por Mariana Bond
Acadêmica de Jornalismo da Urcamp
O enoturismo, experiência em vinícolas que permite conhecer o processo de produção do vinho, e o olivoturismo, dedicado a mostrar desde o cultivo das oliveiras até a produção de azeites de oliva, são setores turísticos com tendência em alta em todo o Brasil. Atraindo turistas de dentro e fora do país, estas áreas estão se destacando também na região da Campanha, já apresentando um importante crescimento em Bagé.
Segundo o engenheiro agrônomo Emerson Menezes, o crescimento do setor pode ser observado já pelo aumento da área de oliveiras para a produção de azeites em Bagé. De acordo com o especialista, o que iniciou com um pomar em 2012, a partir do projeto Olivais do Pampa, já atingiu 400 hectares em 2023 e tem grande potencial de desenvolvimento.
Os pesquisadores e criadores da Revista Azeites e Olivais, Luciane Gomes e Eduardo Palmeira, também observaram este aumento, tanto na produção quanto na procura pelos produtos na região e por experiências de “enogastroolivoturismo”, termo criado por Palmeira para unificar esta tendência no setor turístico.
De acordo com ele, a pandemia fez com que as pessoas mudassem o seu pensamento com relação ao turismo, considerando que antes os atrativos do exterior eram mais explorados do que as qualidades da região. Sobre as experiências em Bagé, Luciane afirma: “Temos vinícolas, produtores de azeite, excelentes restaurantes na cidade, toda a parte histórica. [...] Tem muito o que fazer em Bagé, basta querer”.
O desenvolvimento do eno e olivoturismo influenciaram, inclusive, na criação da Secretaria de Turismo, que busca estabelecer um roteiro tanto para os visitantes quanto para a população bajeense, conforme destaca a titular da pasta, Aliane da Croce. Segundo ela, a Secretaria, desde a sua criação, vem monitorando o crescimento desta área e fazendo comparativos com anos anteriores. Estes resultados demonstraram o potencial do eno e olivoturismo, trazendo a ideia de desenvolvimento de um roteiro turístico voltado a estes setores. “Estamos desenvolvendo diversas rotas turísticas e uma delas é através da enogastronomia, que vai levar e ajudar a conduzir o turista entre as nossas vinícolas e os nossos olivais”, anunciou Aliane.
Entre os diversos produtores e marcas de vinhos e azeites no município, dois exemplos são a Estância Paraizo Vinícola Boutique e a Estância do Forte, que entenderam a importância de disponibilizar novas atividades para visitantes e turistas, proporcionando experiências únicas, que são potenciais de crescimento para o município.
Vinícola Boutique
Localizada nno KM 603 da BR-153, a Estância Paraízo está se adequando para receber turistas e, já a partir deste mês de novembro, irá disponibilizar um sistema de agendamento para os visitantes interessados em conhecer o processo de produção dos vinhos e todo o ambiente histórico da vinícola.
De acordo com Victória Mércio, sócia-proprietária, a estrutura irá abrir a agenda para visitações toda sexta e sábado, das 15h às 18h, com três tipos de experiências (visita aos vinhedos, degustações e Platter Box para piquenique no jardim), que devem ser agendadas antecipadamente. “O interessante destes agendamentos é que nós dividimos eles em blocos [...] Então a pessoa vai poder escolher o que vai querer experimentar, justamente para que ela volte mais vezes”, explica.
Do Forte
A Estância do Forte, local carregado de história e tradição, conta com olivais de mais de 90 hectares, além de trabalhar com pecuária e a produção de nozes, e já está com agenda liberada para visitas. Segundo o gerente, Diegho Andrade, foi criada uma estrutura para receber pequenos públicos. “Vamos montar uma visitação, um turismo receptivo, que agregue tanto a parte de campo, a experiência de ter o manejo do campo, até o processo da poda e a explicação do processo da colheita e depois uma parte de degustação com produtos da região”, afirma.
Durante as experiências, os visitantes realizam uma análise sensorial dos azeites e degustação com a harmonização de produtos da região. Conforme Andrade, os agendamentos já estão disponíveis desde outubro, com atividades, geralmente, aos finais de semana, e podem ser realizados através das redes sociais.