Cidade
Bagé celebrará legado de Jerônimo Jardim em tributo In Memoriam
por Melissa Louçan
Bagé se prepara para um final de semana de celebração e homenagem a Jerônimo Jardim, figura icônica das artes, falecido em agosto deste ano. As atividades acontecem no sábado, 18, e domingo, 19.
No dia 18, às 20h, o Restaurante Betemps será palco da tertúlia “Jerônimo - Astro Haragano”, que irá reunir músicos, poetas e convidados para celebrar "em memória" a rica e multifacetada obra do artista. A programação contará com a participação de diversos artistas da região, amigos de longa data e admiradores - entre os artistas convidados estão nomes como Tiago Cesarino, Chrystian Ribeiro, Giana Cunha, Claudimir Bins, José Armando Carretta, Ciro Vaz, Fernando Moreira, José Ducos, Fábio Peralta e Luiz Coronel, cada um com sua interpretação das composições que marcaram a trajetória de Jerônimo Jardim.
Já no dia seguinte, 19, às 10h, as cinzas do artista retornam à rua Vasconcellos Jardim, nº 330, no bairro Dois Irmãos, na casa da família, onde o artista viveu sua infância. Logo em seguida, às 11h, o Museu Dom Diogo de Souza será o cenário para o último adeus, com a chegada das "Cinzas na Casa da Memória". Um momento solene para lembrar a vida e a contribuição artística de Jardim, marcando, também, a doação de parte do acervo do artista para a entidade.
Jerônimo Jardim, além de sua atuação marcante na cena musical, venceu diversos festivais e teve suas canções gravadas por artistas renomados. A canção "Purpurina" garantiu-lhe o MPB-Shell 81 da Rede Globo, interpretada por Lucinha Lins. Destacam-se também composições como "Moda de Sangue", gravada por Elis Regina no álbum "Saudade do Brasil" (1980) e duas vezes trilha sonora de novelas da Rede Globo, em "Coração Alado" e "Torre de Babel".
Para quem quiser participar da tertúlia do sábado, o jantar é por adesão e tem custo de R$ 60.