Cidade
Cine 7 exibirá documentário sobre o flautista Plauto Cruz

por Jaqueline Muza
Neste sábado, dia 18, às 10h30min, o Cine 7 irá reproduzir o documentário musical em homenagem ao flautista Plauto Cruz. O filme “Plauto, um Sopro Musical” tem 83 minutos e, logo após, haverá apresentação da Orquestra Rubens Veiga. Os ingressos custam R$ 15. Além de Bagé, nove cidades do Estado estarão apresentando a obra no mesmo horário.
Conforme a integrante da distribuidora Lança Filmes, responsável pela apresentação da obra, Danniela Gouveia Menegotto, Plauto Cruz, foi um dos maiores nomes do choro e é considerado o melhor flautista brasileiro. Ela salienta que sua carreira iniciou durante a chamada “Era de Ouro do Rádio”, nas décadas de 40 e 50, e trabalhou com várias personalidades da música brasileira, como Ângela Maria, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves e Sílvio Caldas. “O Mestre do choro é considerado por muitos o mais destacado flautista brasileiro”, relata.
Além das personalidades brasileiras, o gaúcho de São Jerônimo ganhou destaque ao tocar junto com lendas como Lupicínio Rodrigues, Elis Regina, Altamiro Carrilho, Yamandu Costa e muitos outros que marcaram uma carreira de mais de 40 discos gravados e 60 prêmios em festivais como flautista e compositor.
O filme celebra o legado sonoro que ele deixou para as futuras gerações, transformando notas em memórias e melodias em eternas inspirações. O docudrama (mescla de elementos de documentário com cenas de ficção) estreou em outubro nos cinemas do Brasil. Plauto Cruz, que no último dia 15 de novembro completaria 94 anos, foi um dos mais reconhecidos flautistas da música brasileira. A ação já mobilizou as cidades de Porto Alegre, Pelotas e São Jerônimo.
O docudrama foi gravado em Porto Alegre e tem a direção de Rodrigo Portela, roteiro de Márcio Schoenardie e produção de Carlos Peralta. A obra conta com o financiamento do Pro-Cultura- RS – SEDAC – ANCINE - FSA – BRDE - IECINE.