MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Coleta de sangue acontece, neste sábado, na Santa Casa

Em 17/11/2023 às 13:30h

por Guilherme Deble

Coleta de sangue acontece, neste sábado, na Santa Casa | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Meta é conseguir 100 doações | Foto: Marcelo Pimenta e Silva/ Jornal Minuano

Neste sábado, 18 de novembro, acontece nova edição para coleta de sangue em Bagé, mais uma vez na Assistência Social da Santa Casa de Caridade de Bage. O atendimento será das 8h às 11h, no período da manhã, e das 13h às 15h, pela tarde. 

De acordo com a enfermeira e coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa Idosa, Anelise Severo dos Reis, há uma meta para as doações: “para a atividade, é arrecadar cem bolsas de sangue nos dois períodos". Segundo ela, serão distribuídas 60 fichas no período da manhã e mais 40 pela tarde.

Vale ressaltar que, para fazer uma doação de sangue segura, é necessário preencher alguns requisitos básicos de orientação, como pesar no mínimo 50 quilos, estar bem alimentado e evitando alimentos gordurosos, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos (adolescentes necessitam de autorização de pais ou responsáveis).

A doação de sangue é de suma importância pois, além de segura, passando pela triagem, também compatibiliza com as tipagens sanguíneas necessárias para cada receptor. 

Dados do Governo Federal mostram que, aproximadamente, 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes e um total de 3.159.774 milhões de doações de sangue por ano no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo dados de 2022. Isso significa que o Brasil está dentro da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de que 1% a 3% da população de cada país deve ser doadora. No entanto, o Ministério da Saúde reforça a importância de aumentar o número de doadores para manter os estoques de todo país regulares, sem risco de desabastecimento. Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br