MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Fiscalização de vereadores resulta em registro de ocorrências

Em 17/11/2023 às 10:18h

por Redação JM

Fiscalização de vereadores resulta em registro de ocorrências | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Parlamentares da oposição visitaram escola Dener Assunção Braz na quinta / Foto: Anderson Coka

Uma ação de fiscalização dos vereadores que integram a oposição ao governo municipal no Legislativo bajeense, na Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dener Assunção Braz, resultou em registros de boletins de ocorrência, na quinta-feira, 16.

Por meio de nota, os vereadores Cáren Castencio, Lélio Lopes, Marlon Monteiro e Flavius Dajulia, do PT, junto com a vereadora Beatriz Souza, do PSB, informaram que foram à escola averiguar denúncias de pais de alunos da EMEI Dener Assunção Braz, de que a escola permanecia com o telhado danificado pela chuva de granizo, ocorrida dia 23 de setembro. Os parlamentares foram recebidos pela direção e alegam ter sofrido desacato.

A direção, conforme nota, ‘prontamente permitiu a entrada dos parlamentares’. “Porém, quando estavam no exercício de uma das suas principais funções, que é fiscalizar, foram surpreendidos por funcionários da Smed (Secretaria de Educação e Formação Profissional), que buscaram impedir a ação, chegando a desacatar os edis. O fato motivou registro de boletim de ocorrência na Polícia Civil”, pontua a nota.

Os edis registraram boletim de ocorrência por conta do desacato que sofreram, e garantem que não vão se intimidar com este tipo de situação, que continuarão atuando de forma firme, e que medidas judiciais estão sendo tomadas para garantir que não haja mais este tipo de constrangimento.

Os vereadores afirmam que pais de alunos entraram em contato descrevendo avarias estruturais causadas pelas telhas quebradas. Durante a visita, os parlamentares presenciaram que a estrutura da escola se encontra comprometida, com diversos problemas que vão desde colchões mofados, até salas alagadas. "Cerca de 80% dos alunos não estão podendo frequentar as aulas por conta deste descaso", afirmam.

Servidores denunciam abuso de poder

O Executivo também se manifestou por nota, destacando que o episódio resultou no registro de um boletim de ocorrência por parte do coordenador do Departamento Escolar da Smed, Herton Serpa. Na nota, a Prefeitura de Bagé destaca que a diretora da instituição, Adriana Bastos, estava respondendo as perguntas dos vereadores, explicando que as telhas não foram trocadas até o momento pois estão sendo adquiridas por processo de licitação, visto que são telhas de barro de um modelo antigo, e que chamou Serpa para detalhar as explicações e esclarecer com maior propriedade.

{AD-READ-3}

Serpa afirma que, ao se referir ao vereador com pronome de tratamento ‘tu’ e não ‘senhor’, iniciou-se uma discussão desnecessária, já que os vereadores foram recebidos e estavam tendo suas dúvidas esclarecidas. Por conta de tumultuar as aulas na escola, porque a discussão gerou incômodo aos alunos e aos servidores, e pelo que definem como abuso de poder demonstrado pelos vereadores, foi registrado boletim de ocorrência. Na nota, a Secretaria de Educação reitera, ainda ‘que sempre está à disposição para receber os vereadores e qualquer cidadão para qualquer tipo de esclarecimento’.

A diretora da escola gravou um vídeo, lamentando a discussão ocorrida na escola. Ela salienta que as telhas já foram compradas e que a Smed está dando apoio à instituição. Serpa também se manifestou por meio de vídeo, explicando os motivos que levaram ao registro de ocorrência, salientando que as telhas devem chegar à Bagé na próxima semana. “Tentaram me intimidar. Eu estava trabalhando”, disse.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br