Cidade
Pediatra Cledinara Salazar deixará de atuar em Bagé
por Jaqueline Muza
A médica pediatra e especialista em Intensivismo Pediátrico e Neonatologia, Cledinara Rodrigues Salazar, de 68 anos, está se despedindo de Bagé. Desde 1987, ela é responsável pela UTI Neonatal e Banco de Leite Humano da Santa Casa de Caridade mas, agora, pretende diminuir o ritmo de trabalho e, por isso, deixará a Rainha da Fronteira.
De acordo com Cledinara, a principal razão para a mudança de município visa ficar mais próxima de suas filhas Fernanda (farmacêutica), Renata (dentista) e Michelle (psicóloga), bem como de seus netos, Felipe e Álvaro. Ela menciona que há dois anos vem pensando e articulando essa mudança e, agora, definiu que irá trabalhar até 30 de novembro em Bagé, antes de buscar novas experiências.
"Estou em fase de transição e mudança. A intenção é morar em Osório e buscar trabalho no entorno", destaca a médica, que é natural de Bagé e estudou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel). Posteriormente, mudou-se para São Paulo, onde fez residência no Hospital Infantil Darcy Vargas, antes de retornar e morar por 8 anos no município.
Para Cledinara, a escolha de mudar foi 'difícil'. "Fico com dor de largar a UTI e os pacientes. Esse mês, as pessoas estão indo ao consultório para se despedir. Tenho pacientes que já são pais e temos um vínculo muito grande. Eles se despedem chorando e eu também choro", disse.
Além do consultório e da UTI Neonatal, a pediatra desempenhou papéis importantes na comunidade, como presidente da Sociedade de Medicina de Bagé, de 2004 a 2006, provedora da Santa Casa, de 2014 a 2016, coordenadora regional do Setor de Imunizações, de 2004 a 2015, e coordenadora regional do Setor de Saúde da Criança da 7ª CRS, de 2000 a 2015. Também foi presidente do Rotary Clube Bagé Pampa. "Só tenho que agradecer. Minha vida foi muito boa em Bagé. Vou por escolhas pessoais. Pretendo seguir trabalhando, mas de forma mais tranquila", informa.