Saúde
5 motivos para usar os aparelhos auditivos
No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, 10 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva. A estimativa da Organização Mundial da Saúde estima que uma em cada quatro pessoas terão problemas. A OMS também prevê que, até 2050, o mundo terá cerca de 1 bilhão de pessoas com deficiência auditiva.

por Viviane Becker
No Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, 10 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva. A estimativa da Organização Mundial da Saúde é de que uma em cada quatro pessoas terão problemas. A OMS também prevê que, até 2050, o mundo terá cerca de 1 bilhão de pessoas com deficiência auditiva.
Sinais de alerta
É importante estar alerta para o reconhecimento de quadros que fujam da normalidade, como inflamações auditivas recorrentes que não devem ser entendidas como naturais.
Quando a perda da audição é comprovada, há recursos que melhoram a qualidade de vida dos pacientes. Nestes casos, as próteses são consideradas um recurso efetivo, pois quando acompanhadas de habilitação e/ou reabilitação auditiva, permitem uma melhora significativa na vida das pessoas.
A fonoaudióloga Aline Glicéria Franco, especialista em Audiologia da Amescutar Aparelhos Auditivos, comenta que os motivos para uso são diversos, mas os benefícios maiores ainda para quem usa aparelhos auditivos. Entre eles:
- Socialização
- Melhor compreensão
- Maior segurança
- Qualidade de vida
- Tecnologia avançada
Foto de Mark Paton na Unsplash