Cidade
Assado na vala será o protagonista da 18ª Festa Internacional do Churrasco
Tradicional churrasco na vala terá mais de duas toneladas de carne - entre costela bovina, carne ovina e até mesmo boi inteiro
por Melissa Louçan
O momento mais aguardado da programação da 18ª Festa Internacional do Churrasco acontece no domingo: o tradicional churrasco na vala. A partir do meio-dia, mais de duas toneladas de carne - entre costela bovina, carne ovina e até mesmo boi inteiro no espeto - serão preparados para saciar o desejo dos visitantes do Parque do Gaúcho, interessados em consumir o assado gaúcho, que é considerado patrimônio imaterial do Brasil.
O preparo contará com a expertise de oito chefes e seus auxiliares. Sob a coordenação do chefe Luciano Churrasqueiro, também responsável pela realização do evento Brasas do Pampa neste sábado, a equipe trabalhará para garantir aos visitante uma experiência cheia de sabor e tradição.
O valor da carne foi estabelecida em R$ 35 por quilo. Vale destacar que toda a arrecadação proveniente desse dia será destinada ao custeio das despesas da festa. Entretanto, o churrasco não é o único destaque dessa celebração culinária. Ao longo dos dias, uma variedade de delícias gastronômicas tem sido apresentada, desde o assado no concurso de acompanhamentos até a paella.
Neste sábado, o evento Brasas no Pampa assume o centro do palco, das 11h às 16h30min. Seis reconhecidos assadores, incluindo os chefs Araujo, Luxo do Gaúcho, Rodrigo Vargas, Paulo Sarvacinski, Buenio BBQ e Ricardo Beckenkamp, serão os responsáveis pelo assado, e também assumem os espetos para o assado no domingo.
A coordenadora de eventos da Prefeitura de Bagé, Anacarla Flores, estima que, somando todos os churrascos realizados no parque ao longo de cinco dias - tanto os abertos ao público quanto os particulares -, a quantidade de carne circulando será de aproximadamente quatro toneladas.
Além disso, a festa contará com uma variada programação artística durante o final de semana: no sábado, a partir das 19h, haverá um show com o Quarteto Fronteira, Lisandro Amaral e Cristiano Quevedo. Já no domingo, a programação musical terá início às 16h com o show do grupo Os 4 Irmãos, seguido por André Teixeira, encerrando com a apresentação de César Oliveira e Rogério Melo.