Cidade
Coleta de sangue arrecada 68 bolsas
por Jaqueline Muza
Após quatro meses, o Hemopel, em parceria com a Santa Casa de Caridade e a Prefeitura, realizou mais uma ação de coleta de sangue em Bagé. A edição ocorreu no sábado, 18, na Assistência Social da Santa Casa. Desde as primeiras horas da manhã já haviam sido disponibilizadas as fichas que no final do atendimento resultaram em 94 cadastros e 68 bolsas coletadas. O atendimento aconteceu das 8h às 11h, e das 13h às 15h.
De acordo com a responsável pelo setor de captação do Hemopel, Márcia Lages, a equipe ficou muito satisfeita com a coleta. Ela comenta que os doadores fizeram sua parte e compareceram ajudando a salvar vidas e aumentar o estoque de sangue do Hemocentro. “Todos os tipos de sangue são importantes e estamos com o estoque baixo para atender os 23 municípios da região”, relata.
Uma das doadoras, Cleusa Hermes, contou que realiza a doação há poucos anos. Ela salienta que se sente muito bem em poder ajudar e acredita que a ação faz parte de uma conscientização de cada um. “Na primeira vez, a pessoa fica com um pouco de receio, mas depois normaliza”, enfatiza.
Participaram da coordenação da coleta a coordenadora de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa Idosa, Anelise Severo dos Reis, a enfermeira do Hemopel, Daniela Nardelli Medeiros, a coordenadora do ambulatório da Santa Casa Marien Farinha, a enfermeira coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Tagila Alves, e uma equipe de cerca de 20 pessoas.
Márcia salienta que irá divulgar em breve o cronograma de coletas para os próximos meses. Vale ressaltar que, para fazer uma doação de sangue segura, é necessário preencher alguns requisitos básicos de orientação, como pesar no mínimo 50 quilos, estar bem alimentado e evitando alimentos gordurosos, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h que antecedem a doação e ter entre 16 e 69 anos (adolescentes necessitam de autorização de pais ou responsáveis).
A doação de sangue é de suma importância, pois, além de segura, passando pela triagem, também compatibiliza com as tipagens sanguíneas necessárias para cada receptor.