Cidade
Mais de duas toneladas de carne foram consumidas na 18ª Festa Internacional do Churrasco
Sete estilos de assar foram apresentados e participantes puderam saborear todos os pratos

por Jaqueline Muza
O Parque do Gaúcho foi palco de um grande público no final de semana. A programação da 18ª Festa Internacional do Churrasco teve atrações para toda a família e uma programação diversificada com apresentações artísticas; concursos culturais; rodeio, muita música e gastronomia.
Segundo a coordenadora de Eventos da Prefeitura, Anacarla Oliveira, durante o evento, que iniciou no dia 15 e encerrou dia 19, mais de 40 mil pessoas circularam pelo Parque, entre visitantes locais e turistas. Ela salienta que foram consumidas mais de duas toneladas de carne - montante era o previsto para o assado do domingo.
No sábado, foi realizado, pela primeira vez, o evento Brasas do Pampa. A atração consistiu em uma experiência gastronômica em que sete renomados assadores prepararam ilhas com churrasco de carnes nobres, em um espaço que contou com open bar. Mais de 300 ingressos foram comercializados. Conforme o organizador do evento, Luciano Brito Araújo, foram preparados sete estilos de carne e os participantes puderam saborear todos os pratos. “Esse é um estilo de festival que percorre todo o país com vários estilos de churrasco”, disse.
Araújo conta que é bajeense e quis trazer o evento para mostrar aos conterrâneos o que é feito pelo Brasil. Ele salienta que o município tem uma cultura muito forte do churrasco. “A carne daqui é espetacular. Sempre fui assador, desde pequeno, e aprendi muito fora e queria trazer para as pessoas experimentarem”, comenta.
Um dos churrasqueiros, Rodrigo Bueno, veio de Caxias do Sul. Ele e sua equipe fizeram um granito defumado em um equipamento próprio, onde a carne foi preparada envolvida em papel alumínio para amaciar. “Normalmente fazemos esse tipo de churrasco americano fora do Rio Grande do Sul e, agora, estamos trazendo essa forma diferenciada de preparo para apreciação dos gaúchos”, destaca.
Para Anacarla, essa foi uma das maiores festas do churrasco já realizadas. “Nunca tivemos uma estrutura assim. Os mesmos assadores do Brasas do Pampa assaram o churrasco para a população no domingo”, finaliza.