MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Região da Campanha se destaca na produção de trigo

Em 20/11/2023 às 07:41h

por Redação JM

Região da Campanha se destaca na produção de trigo | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Colheita estimada para o RS reduziu para 2.164 kg/ha | Foto: Emater / Arquivo

A colheita do trigo atingiu 89% da área cultivada no Rio Grande do Sul, que é estimada em 1.516.236 hectares para safra. E, no momento, as regiões Sul e Campanha têm apresentado números um pouco melhores.

De acordo com atualização da Emater, divulgada na quinta-feira, 11% das lavouras em maturação e produtividade esperada era de 3.021 kg/ha - no entanto, esse dado reduziu para 2.164 kg/ha, representando redução de 28,38%. "Essa diminuição pode ser atribuída principalmente aos efeitos do fenômeno El Niño, como o excesso de chuvas e a ocorrência de geada, vento e granizo, que impactaram pontualmente a cultura em diversas fases do ciclo produtivo", menciona o Informativo Conjuntural.

"Durante o período, caracterizado por intervalos de tempo seco alternados com chuvas, a colheita progrediu, atingindo 89% da área cultivada. O produto colhido permanece com qualidade inferior e peso hectolitro (PH) abaixo dos padrões comerciais estabelecidos. As regiões Sul e Campanha apresentam alguns resultados qualitativos mais favoráveis", atesta a Emater.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, apenas parte das lavouras estabelecidas no início da época contemplada no ZARC atingiram PH igual ou superior a 78, correspondendo a 30% da área cultivada no município. "Na Campanha, em Candiota, Hulha Negra e Bagé, a área colhida ainda é pouco expressiva, em torno de 10%; as produtividades estão oscilando bastante, variando de 2.100 até 3.000 kg/ha, com PH acima de 75", complementa o Informativo Conjuntural, ao frisar que "os trabalhos não devem ser retomados nos próximos dias devido à elevação da umidade dos grãos e à previsão de tempo nublado e de novas chuvas".

A cotação média pela saca de 60 quilos do produto elevou para R$ 59,28, representando uma abrupta elevação de 11,37% em comparação com a média de R$ 53,23, registrada na semana anterior.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br