Empreendedor
Super Feirão Zero Dívida 2023 se estende até sexta-feira

por Melissa Louçan
A 6ª edição do Super Feirão Zero Dívida teve início na segunda-feira, 20, e prosseguirá até sexta-feira, 24. Promovida pela CDL Porto Alegre e sua rede de entidades parceiras, esta é a maior iniciativa coordenada de combate à inadimplência no Rio Grande do Sul, unindo credores e inadimplentes para a quitação de débitos e recuperação de receita. A campanha será realizada em mais de 248 municípios gaúchos, destacando-se a participação de Bagé, e contará com cerca de três mil empresas, acessíveis através do site do Super Feirão Zero Dívida.
Em 2022, foram realizados 22.308 atendimentos em todo o Rio Grande do Sul durante o SFZD, um resultado quase 20% superior ao registrado em 2021. Para este ano, a expectativa é superar essa marca. Agora com um formato original online, o Super Feirão Zero Dívida oferece a novidade da negociação presencial em mais de 100 cidades do RS, incluindo a capital, onde os consumidores podem consultar e negociar suas dívidas diretamente no balcão de atendimento das entidades empresariais parceiras da CDL POA durante o horário de expediente local. Essa inovação foi viabilizada pelo lançamento do Lugar Certo, uma iniciativa da CDL POA que proporciona agilidade e mobilidade para aqueles que buscam iniciar 2024 com as contas em dia, além de mais conveniência na recuperação de crédito.
Com patamares de inadimplência elevados no RS e na Capital, o Super Feirão Zero Dívida tem como objetivo colaborar para a redução desses percentuais. Em outubro, o Indicador de Inadimplência CDL POA registrou a inadimplência de 30,53% no Rio Grande do Sul e de 33,50% em Porto Alegre, para Pessoas Físicas, afetando 2,595 milhões de gaúchos e 348,8 mil porto-alegrenses. Segundo dados da Rede de Entidades Parceiras, são recebidos cerca de 12,5 mil pedidos mensais de negociação nos balcões de atendimento em todo o RS.
Para participar online, o consumidor deve acessar o site do Super Feirão Zero Dívida e iniciar uma conversa com o assistente virtual 'Renê', que, por meio de um chat, pode realizar a consulta de CPF, verificar débitos pendentes e encaminhar para negociação.
No formato presencial, a campanha propicia ainda mais agilidade ao processo de negociação com as empresas credoras participantes do Lugar Certo, como Lebes, Herval, Iplace, Taqui, Colombo, Becker, Facta, Via Certa, Agibank, Acordo Certo e Liftcred. As empresas participantes devem oferecer condições especiais para quitação, desde descontos até ampliação de prazos para pagamentos.
Destacam-se algumas empresas com unidades em Bagé, que irão integrar o Super Feirão Zero Dívida, como ASM Materiais de Construção, Banrisul, Calçados Novo Hamburgo, Colombo, América, Óptica Veja Bem, Santa Clara, Bilharva, O Boticário, Rezumo, Shanadu, Top Way, York Modas, Veja Bem, entre outras.