MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Universo Pet

Meu gato está com dificuldade de fazer xixi, o que pode ser?

Em 26/11/2023 às 11:15h
Viviane Becker

por Viviane Becker

Meu gato está com dificuldade de fazer xixi, o que pode ser? | Universo Pet | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Quem responde essa pergunta é a equipe do Consultório de Pequenos Animais Prof. Ana Luiza Cabral Risch, da Urcamp. A obstrução uretral é uma enfermidade bastante comum em gatos machos, sendo considerada uma emergência na clínica de pequenos animais, pois, de acordo com tempo e a gravidade da obstrução, pode causar danos renais e até mesmo o óbito do paciente.

O gato macho é mais acometido por obstruções uretrais do que a fêmea, devido à conformação anatômica de sua uretra, a qual é mais estreita e comprida. As principais causas de obstruções das vias urinárias em gatos são cristais nos rins ou bexiga, infecção no trato urinário e estresse.

Os sinais são lambedura excessiva da genital, desconforto ao urinar, vontade de urinar com muita frequência em pequenas quantidades, urinar com sangue, miados ao tentar urinar, urinar em locais incomuns, e até mesmo não urinar.

O diagnóstico é feito a partir do completo exame clínico do gato, utilizando também exames complementares, tais como ultrassom, urinálise e testes laboratoriais. O ultrassom contribui bastante para o diagnóstico de problemas urinários em seu felino, tais como infecção urinária, presença de cristais, cistite idiopática, além de algumas alterações renais.

A agilidade em buscar o veterinário, nesses casos, é decisiva quanto ao prognóstico. O tratamento consiste em aliviar e promover conforto ao paciente através da desobstrução e da analgesia, sendo essencial remover a causa primária e corrigir os danos ao organismo, ocasionados pelo quadro.

Para prevenir, é preciso “gatizar o ambiente”, ou seja, deve ter água limpa e fresca à disposição (trocada pelo menos duas vezes ao dia), caixa de areia higienizada diariamente e enriquecimento ambiental (para não ocorrer estresse).

No Consultório de Pequenos Animais Prof. Ana Luiza Cabral Risch são realizadas ultrassonografia, para assim garantir confiabilidade aos diagnósticos.  

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br