MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Saúde

Novos avanços na luta contra o câncer

Em 26/11/2023 às 06:28h
Viviane Becker

por Viviane Becker

Novos avanços na luta contra o câncer | Saúde | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

O câncer segue sendo uma das maiores causa de morte do mundo, com cerca de 10 milhões de mortes por ano devido à doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O cirurgião oncológico Francisco Paixão explica que, atualmente, a ciência tem descoberto importantes aliados no combate à esta doença, como a inteligência artificial, o sequenciamento do DNA, a oncologia de precisão e outras tecnologias para melhorar o tratamento e o diagnóstico.

Os cânceres de mama, pulmão e cólon estão entre os mais comuns. As taxas de mortalidade por câncer tiveram uma forte queda antes da pandemia. O médico argumenta que há algumas boas notícias. Os avanços médicos estão acelerando a batalha. Aqui, estão alguns desenvolvimentos mais recentes para essa doença.

1. A vacina de tratamento de sete minutos para o câncer

O Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra (NHS) deve ser o primeiro no mundo a fazer uso de uma injeção de tratamento do câncer, que leva apenas sete minutos para ser administrada, em vez do tempo atual de até uma hora para tomar o mesmo medicamento via infusão intravenosa.

2. Oncologia de precisão

A oncologia de precisão é a melhor nova arma para derrotar o câncer. Isso envolve o estudo da composição genética e das características moleculares dos tumores em pacientes de forma individual. A abordagem visa  mudanças nas células que podem estar fazendo com que o câncer cresça e se espalhe.  

3. Inteligência artificial combate o câncer

Na Índia, os parceiros do Fórum Econômico Mundial estão usando tecnologias emergentes como inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina para transformar o tratamento do câncer. Por exemplo, o perfil de risco baseado em IA pode ajudar a rastrear cânceres comuns, como o câncer de mama, levando ao diagnóstico precoce. A tecnologia de IA também pode ser usada para analisar raios-X para identificar o câncer em locais onde especialistas em imagens podem não estar disponíveis.

4. Maior capacidade de previsão

O câncer de pulmão mata mais pessoas nos EUA, anualmente, do que os próximos três cânceres mais mortais combinados. É notoriamente difícil detectar os estágios iniciais da doença apenas com raios-X e exames. No entanto, os cientistas desenvolveram um modelo de aprendizado de IA para prever a probabilidade de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão com até seis anos de antecedência por meio de uma tomografia computadorizada de baixa dose. Usando dados complexos de imagens, ele pode prever o risco de câncer de pulmão a curto e longo prazo, de acordo com um estudo recente.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Saúde
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br