Cidade
Clube de Tiro e Caça sedia etapa do Campeonato Gaúcho IPSC
por Melissa Louçan
A II Etapa do Campeonato Gaúcho IPSC - International Practical Shooting Confederation - nível III Handgun, CCP e Mini Rifle está prestes a tomar lugar no Clube de Tiro e Caça de Bagé, neste próximo final de semana, dias 13 e 14. Com 180 atiradores inscritos, o evento promete ser uma intensa batalha de habilidade e precisão. O evento contará com a presença do vice-presidente da Federação Gaúcha de Tiro Prático, Christian Algayer Ghiggi.
Juliano do Couto, presidente do clube, explicou que os competidores enfrentarão um desafio que exige movimento ágil e mira certeira, com o objetivo de acertar os alvos no menor tempo possível dentro de um espaço especialmente preparado para a prática. As 12 pistas montadas exigirão dos atiradores um esforço completo, onde cada um deverá percorrer todas as pistas, contabilizando o tempo e os alvos acertados.
As inscrições para o evento já foram encerradas, somando um total de 168 participantes, entre homens e mulheres. Couto ressaltou a tradição e importância da prova, que faz parte de um circuito composto por entre seis a oito etapas no Rio Grande do Sul, sendo Bagé o anfitrião de uma delas. Essas etapas, em conjunto, formam o ranking da competição.
Couto explica que o formato da competição, baseado na velocidade e precisão, é regido pelo IPSC, uma sigla em inglês que representa o Tiro Prático no Brasil. A modalidade, que se originou na Califórnia nos anos 50, cresceu internacionalmente com a fundação da IPSC em 1976, liderada pelo Coronel Americano Jeff Cooper.
O desafio do IPSC é dinâmico e diversificado, com cada pista apresentando diferentes distâncias e configurações. O esporte é um teste de habilidades de tiro, exigindo não só precisão e potência, mas também agilidade e adaptação às condições variáveis de cada prova.
Durante as competições, o árbitro, conhecido como Ranger Officer (RO), supervisiona de perto os atiradores para garantir a segurança e o cumprimento das regras. A pontuação final de cada atirador é calculada com base na relação entre o número de pontos obtidos e o tempo gasto, seguindo o lema do IPSC: "Precisão, Potência e Velocidade". A vitória é concedida àquele que acumular o maior número de pontos ao final da competição.
{AD-READ-3}No sábado, as atividades têm início às 7h com o primeiro tiro, marcando a abertura das provas. Às 12h, está programado um intervalo para o almoço, seguido pelo reinício das competições às 13h30min. O encerramento das provas está previsto para as 16h. Às 18h, está agendado um coquetel de premiação, que contemplará a Etapa do I Open Internacional, a Etapa São Leopoldo e a Federação Gaúcha de Tiro Prático.
No domingo, a programação começa novamente às 07h com o primeiro tiro, semelhante ao sábado. O almoço está marcado para as 13h, sem interrupção das provas. O encerramento das competições acontecerá às 15h, seguido pela entrega da premiação do Open Internacional Etapa Bagé às 15h30.