Esportes
Os maiores patrocínios de casas de apostas a clubes brasileiros
por Redação JM
Durante a pandemia da Covid-19, o mercado de apostas esportivas no Brasil alavancou por ter sido uma opção de entretenimento de quem ficou em casa se resguardando com medo de se contaminar pelo vírus. Ou seja, a pandemia foi uma grande “porta de entrada” para as bets no Brasil, que começaram a ver o setor no país de uma forma diferente.
Com o cenário de consolidação, além das casas de apostas, surgem na web sites informativos que facilitam a vida de quem pretende começar a apostar de forma on-line. Sites como www.wetten.com trazem guias e informações completas para quem deseja apostar em alguma bet. Por esse site é possível acessar o ranking das melhores e mais confiáveis casas de apostas, além de artigos úteis como estratégias de apostas, guias de cassinos, dicionários para entender todos os termos comuns do setor, entre outros.
A paixão do brasileiro pelo futebol torna o Brasil um país com grande potencial a ser explorado pelas casas de apostas, as chamadas bets. O mercado de apostas esportivas está “fervendo” e muitas marcas veem nos clubes uma grande oportunidade de publicidade.
De acordo com um levantamento do GE, dos 60 clubes que jogam as séries A, B e C do Brasileirão 2024, 39 têm site de apostas como patrocinadora máster, o que representa 68% dos clubes.
Atualmente, o clube brasileiro que mais está lucrando com patrocínio de site de apostas é o Corinthians, que vai receber R$ 123 milhões anuais da Vai de Bet. Em segundo, o Flamengo conta com uma marca no peito, a Pixbet, que vai render R$ 85 milhões por ano ao clube rubro-negro.
A Superbet resolveu patrocinar dois clubes brasileiros da Série A, o São Paulo e o Fluminense, e cada um vai abocanhar R$ 52 e R$ 42 milhões anuais, respectivamente. Esses dois clubes fecham o G-4 de patrocínio máster no Brasil com casas de apostas.
Segundo levantamento do site UOL, o alto investimento das casas de apostas no Brasil vem alavancando os valores dos patrocínios, fazendo os clubes receberem mais dinheiro, e a tendência é que as cifras ainda aumentem, por causa da concorrência entre empresas do setor.
Voltando a falar sobre os patrocínios aos cluves, o G-12 de valores arrecadados por times brasileiros com as bets é ainda composto ainda por Botafogo, Cruzeiro, Bahia, Atlético, Fortaleza, Athletico, Juventude e Atlético-GO. Veja o ranking a seguir:
- Corinthians - Vai de Bet - R$ 123 milhões
- Flamengo - Pixbet - R$ 85 milhões
- São Paulo - Superbet - R$ 52 milhões
- Fluminense - Superbet - R$ 42 milhões
- Botafogo - Parimatch - R$ 27,5 milhões
- Cruzeiro - Betfair - 25 milhões
- Bahia: Esportes da Sorte - R$ 19 milhões
- Atlético-MG - Betano - R$ 18 milhões
- Fortaleza: Novibet - 17,5 milhões
- Athletico-PR: Esportes da Sorte - R$ 17 milhões
- Juventude: Stake - R$ 15 milhões
- Atlético-GO: Blaze - R$ 14 milhões
Esses números, válidos para o primeiro semestre de 2024, tendem a aumentar com o vencimento de alguns contratos no final do ano. Vale ressaltar que clubes como Vasco da Gama, Vitória e Criciúma, todos os três da Série A, também são patrocinados por bets, mas não divulgam os valores dos seus respectivos contratos.
Visando o crescimento do mercado de apostas, o governo brasileiro criou, com o apoio do Congresso, a regulamentação do setor neste ano de 2024. A medida visa combater fraudes e, principalmente, arrecadar impostos.
O governo brasileiro prevê arrecadar bilhões de reais por ano com a tributação das casas de apostas. As novas regras devem servir para que somente bets responsáveis e de credibilidade se mantenham no Brasil, já que atualmente surgem dezenas de marcas no Brasil cuja origem e confiabilidade ainda não foram comprovadas. É por isso que as principais marcas estão patrocinando clubes, estádios, e o futebol brasileiros, pois elas sabem que a marca estampada no peito de um time de futebol tradicional aumenta a confiança de um provável apostador naquele site de apostas. Mas não é só isso! Sites de apostas também têm investido pesado em jornais, rádios e na televisão. Hoje em dia já é comum ver a divulgação de casas de apostas durante o intervalo da transmissão de eventos esportivos nos diversos canais de comunicação e nos principais sites de notícias.
{AD-READ-3}Com tudo isso, o mercado de apostas esportivas é uma nova realidade que aos poucos vai fazendo parte da vida do brasileiro. Entretanto, é necessário sempre ter bom senso ao acessar uma casa de apostas online. Antes de apostar, procure saber a reputação da marca, nível de transparência, se o site oferece premiações fantasiosas ou fora da realidade, ou se ele responde por alguma ação fraudulenta nos seus algoritmos. Atente-se ao seu limite financeiro para que a aposta online não se torne um vício e prejudique seu orçamento.