MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Comissão vai debater programa de transição que contempla Candiota

Em 10/08/2024 às 12:01h

por Redação JM

Comissão vai debater programa de transição que contempla Candiota | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Emenda apresentada por Esperidião Amin abrange regiões carboníferas / Foto: Eduardo Tavares/EspecialJM

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado analisa um requerimento do senador Zequinha Marinho, do Podemos do Pará, para realização de uma audiência pública para debater a proposta que institui o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten). O debate sobre a proposição, que pode contemplar demanda de Candiota, deve ser estabelecido após deliberação sobre o requerimento, inserido na pauta do colegiado para o dia 13.

O projeto de lei que cria o Paten foi aprovado pela Câmara dos Deputados em março pode sofrer alterações no Senado. A proposta original, que visa incentivar projetos de desenvolvimento sustentável por meio de créditos de empresas com a União, poderá ser modificada para atender a demandas específicas do setor carbonífero.

Uma emenda apresentada pelo senador Esperidião Amin, do Progressistas de Santa Catarina, propõe a inclusão de medidas para promover a transição energética justa nas regiões carboníferas. A mudança sugere a ampliação dos incentivos para o desenvolvimento de empresas e setores econômicos que contribuam para a diversificação e sustentabilidade dessas regiões.

A emenda também prevê estímulos para atividades que reduzam as emissões de gases de efeito estufa provenientes da atividade carbonífera, além de fomentar o aproveitamento de resíduos e a geração de novos negócios relacionados ao carbono sustentável e seus subprodutos.

O projeto original do Paten estabelece dois principais incentivos: o Fundo de Garantias para o Desenvolvimento Sustentável (Fundo Verde) e uma transação tributária condicionada ao investimento em iniciativas sustentáveis. O propósito é estimular ações que contribuam para a redução das emissões de COâ‚‚.

A proposta de emenda de Amin visa garantir que o Paten também apoie projetos voltados para a transição energética em regiões que historicamente dependem do carvão. Esperidião Amin defende que o projeto seja emendado para garantir que o Paten também alcance projetos relacionados à transição energética em regiões carboníferas. “As regiões carboníferas, que até hoje são importantes para garantir a segurança energética brasileira, carecem de recursos para financiar a diversificação de suas economias em favor das atividades de baixo carbono”, argumenta.

Para o senador, ‘dinamizar as regiões que hoje dependem economicamente do carvão certamente contribuirá para desenvolver atividades produtivas de baixo carbono’. “Propomos alterar o projeto para permitir que recursos do Paten sejam destinados a atividades relacionadas à transição energética justa em regiões carboníferas”, reforça.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br