Esportes
Novo técnico do Guarany, Cristian Souza destaca: “vejo um movimento diferente no clube”
por Yuri Cougo Dias
A direção do Guarany Futebol Clube realizou o primeiro anúncio para a temporada de 2025, que incluirá as disputas da Série A do Gauchão e do Brasileirão D. E o pontapé inicial foi pela definição do novo técnico. Trata-se de Cristian Souza, 46 anos.
Natural de Quaraí, o profissional retorna ao Guarany para uma nova disputa de Gauchão. Em 2022, assumiu a equipe a partir da 4ª rodada, sob pressa, mas não conseguiu evitar o rebaixamento ao Gauchão A-2, a Divisão de Acesso. Dessa vez, chega com tempo para trabalhar e elaborar todo o planejamento para a temporada.
Mesmo que, na primeira passagem, Cristian não tenha conseguido evitar o descenso, o fato é que deixou boas impressões para a direção do Guarany. Inclusive, o discurso dentro do clube era que, se o profissional tivesse iniciado desde a pré-temporada e tivesse a oportunidade de maior intervalo para trabalhar, os resultados seriam diferentes. Por isso, ficou um clima em aberto da possibilidade de oferecer uma nova oportunidade.
É claro que são apenas suposições, porém, baseadas no ambiente do dia a dia, que muitas vezes, não se apresenta tão claramente quanto o resultado obtido em campo. No entanto, o Guarany retornou à elite de futebol gaúcho em 2024 e, de quebra, obteve uma campanha histórica, com o 5º lugar na classificação geral e a vaga inédita para o Brasileirão Série D. Pela primeira vez na história, uma equipe de futebol bajeense disputará uma competição nacional. E o Guarany ainda tem chance de captar uma vaga para a Copa do Brasil, mas, para isso, precisa que um dos três gaúchos da Série A do Brasileirão (Inter, Grêmio ou Juventude) conquiste vaga para a Copa Libertadores da América.
“Vejo um movimento diferente no clube, querendo se organizar, fazendo isso de uma forma prática. Vem numa ascendência e a comunidade, torcedores estão muito empenhados em colaborar com o clube. Diferente dos clubes próximos da capital, que vêm sofrendo bastante. Agora, chego com tempo, com planejamento, podendo montar comissão técnica e grupo de jogadores, sempre em conjunto com a direção. Não conseguimos salvar o clube naquela ocasião, mas se construíram coisas positivas e um legado. Agora, esperamos fazer um grande Gauchão e um grande ano para que o Guarany possa seguir essa ascensão”, afirmou Cristian Souza.
Além do Guarany, Cristian Souza também acumula, ao longo da carreira, passagens por Paraná Clube, Grêmio (transição), Esportivo, Pelotas, Veranópolis, entre outros. Atualmente, o profissional está atuando no futebol catarinense e chega em Bagé para assumir o comando do Guarany a partir da pré-temporada.
Com o retorno de Cristian Souza, a expectativa no Estádio Estrela D'Alva é de um time ainda mais competitivo e bem preparado, capaz de manter na rota das competições. A torcida aguarda ansiosa pelo início da temporada, acreditando que 2025 poderá ser um ano promissor.