Cidade
Bagé recebe primeiras atividades do Viver Bem na Escola
por Melissa Louçan
O Projeto Viver Bem na Escola deu início às suas atividades de 2024 em Bagé, na região da Campanha. De 5 a 9 de agosto, quatro escolas públicas do município foram as primeiras beneficiadas pela iniciativa liderada pelo Instituto Unimed/RS, atendendo 330 alunos.
O projeto, realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação (SMED), Saúde e Coordenadorias Regionais, tem como objetivo promover a educação sexual e reduzir os índices de gravidez precoce nos municípios gaúchos. Além disso, busca diminuir as taxas de abandono escolar e a incidência de problemas de saúde associados a gestações em idade precoce – esforço que contribui para o bem-estar e a qualidade de vida dos jovens e suas famílias.
As primeiras escolas participantes em Bagé foram a EMEF Pérola Gonçalves, a EEEM Luis Mércio, a EEEM Frei Plácido e a EEEM Justino Costa Quintana, atendendo alunos do 8° e 9° anos do ensino fundamental e do ensino médio.
A ação reforça o princípio cooperativo de interesse na comunidade, destacando o compromisso do Instituto Unimed com a saúde e a educação dos jovens. Michel Mansur Kaé, presidente da Unimed Região da Campanha/RS e coordenador da Área 3 da Unimed Federação/RS, expressou sua satisfação com a iniciativa: “Ficamos felizes em recebermos o Projeto Viver Bem na Escola em Bagé. Ao fornecer informações precisas e atualizadas sobre saúde sexual e prevenção da gravidez na adolescência, estamos oferecendo aos jovens as ferramentas necessárias para que possam fazer escolhas conscientes e responsáveis. Gostaria de parabenizar o Instituto Unimed pelo projeto em um tema tão relevante e agradecer pelo apoio e parceria no desenvolvimento dessa iniciativa em nossa região.”
O presidente do Instituto Unimed/RS, Alcides Mandelli Stumpf, destacou a importância do programa para os alunos e comunidades: “A prevenção à gravidez na adolescência é um tema crucial para o desenvolvimento saudável dos jovens e para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável. Através do programa Viver Bem na Escola, que conta com o apoio do Fundo Social do Sescoop, esperamos não apenas educar, mas também proporcionar um impacto social significativo nas comunidades atendidas.”
A coordenação do Viver Bem na Escola é realizada pela Unimed Federação/RS, por meio do Instituto Unimed/RS, e envolve nove Unimeds: Planalto Central (Cruz Alta), Vale do Caí (Montenegro), Central de Serviços (Canoas), Nordeste (Caxias do Sul), Uruguaiana, Missões (Santo Ângelo), Fronteira (Santana do Livramento), VTRP (Lajeado) e Erechim.
Nesta edição, o principal objetivo do Viver Bem na Escola, que alcançará um total de 25 escolas, é educar os jovens sobre os riscos e consequências da gravidez na adolescência, promovendo uma cultura de prevenção e responsabilidade. As atividades incluem palestras, workshops e dinâmicas interativas, todas voltadas para a conscientização e educação dos alunos.