Saúde
Leite Materno: padrão ouro de qualidade
por Giana Cunha
Chegamos ao mês dedicado em promover a divulgação da importância da amamentação. A campanha “Agosto Dourado” entra em cena para destacar que o leite humano é o melhor alimento para recém-nascidos e bebês até os dois anos de idade ou mais. O alimento “padrão ouro” é essencial ao desenvolvimento, em especial de prematuros.
É um alimento completo, pois contém todos os nutrientes e proteínas necessários para o crescimento e desenvolvimento nesta fase. Além disso, possui substâncias de defesa que não são encontradas em nenhum outro leite e protegem o organismo da criança. Pelo menos até os seis meses de idade deve ser oferecido de forma exclusiva aos bebês.
O alimento passa por mudanças e se adapta conforme as necessidades da criança.
Sem dúvida os cuidados com esse momento tão importante mercem as devidas atenções. Equipes se especializam na qualidade da amamentação e proporcionam cuidados neste momento tão especial para mães e filhos. Pensando nisso e também na saúde dos bebês prematuros, a Santa Casa de Bagé conta com o Banco de Leite Humano, iniciativa fomentada pelas médicas pediatras Cledinara Rodrigues e Jussara Mello, a partir de 2007 com a certificação Hospital Amigo da Criança e que, atualmente, tem a pediatra Denise Zandona e equipe dedicadas à questão do aleitamento materno.
O projeto foi desenvolvido através de longos anos, com implantação de normas e distribuição de conhecimento relacionado ao leite humano. A nutricionista resposável pelo Banco de Leite Humano, Bárbara Palma, explica que a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por intermédio da parceria entre o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira e da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/ Fiocruz) e o Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde (DAPE/SAS).
O Brasil possui a maior e mais complexa rede de Bancos de Leite do mundo, o programa de sucesso é modelo para mais de 20 países das Américas, Europa e África. Em Bagé, o Banco de Leite foi inaugurado em 1° de agosto de 2008, através da ação das pediatras Cledinara Rodrigues e Jussara Mello, com o apoio do casal Anunciação e Álvaro José de Godoy e Rotary Club, realizando naquele primeiro mês 187 atendimentos.
Até hoje foram realizados 99.027 atendimentos, com 6.564 doadoras e atendendo 6.140 recém-nascidos. Ainda foram distribuídos mais de 8 mil litros de leite coletados e, para liberar leite humano de excelência aos recém-nascidos, foram feitos mais de 29.400 testes de qualidade.
O Agosto Dourado
A médica pediatra Denise Zandoná reforça que o Agosto Dourado é dedicado à intensificação das ações para a promoção do aleitamento materno. "Essas iniciativas precisam ser aprimoradas, integradas, implementadas em larga escala e novas iniciativas devem ser apresentadas. Necessitamos da voz de todos aqueles que se interessam pela saúde materno-infantil, para melhorar e aprofundar o incentivo e promover o aleitamento materno como meta a atingir na diminuição da mortalidade infantil e todos os outros benefícios do leite materno", destaca.
No Brasil, a campanha do Agosto Dourado foi instituída pela Lei Federal nº 13.345 de 12 de abril de 2017 e a cor “dourada” escolhida para representar o padrão ouro de qualidade do leite materno. A cultura da amamentação pode salvar a vida de milhares de crianças. Em 2024, a Aliança Mundial para a Ação de Aleitamento Materno (WABA) escolheu o tema “Amamentação apoie em todas as situações”.