Cidade
Em Bagé, Soberana do Carnaval Carioca fala sobre carreira
por Jaqueline Muza
O lançamento do Concurso Rainha do Samba Brasil 2025, Planeta Carnaval e 20 anos do Galo Caixeiro, realizado na noite de sábado, dia 10, em Bagé, foi um sucesso de público. O evento idealizado pelo Carnabloco reuniu participantes de vários municípios do estado e contou com a rainha do carnaval do Rio de Janeiro, Gabriela Mendes Medeiros, que deu um show de simpatia e samba no pé. A festa contou com a animação do grupo Butiquim S/A, da banda Kibandaço, de Pelotas, e cerca de 30 participantes de vários municípios do Estado, além da influenciadora e Rainha do Carnaval do Estado, Thabata Lima.
Gabriela contou um pouco de sua trajetória à reportagem do MINUANO. Ela tem 21 anos e conquistou o título com muito suor, dedicação e samba. Natural do bairro de Bangu, conhecido pelo calor intenso, Gabriela venceu um concurso promovido pela RioTur, no qual cada agremiação das escolas de samba indica uma passista para competir. Representando a Mocidade Independente de Padre Miguel, ela superou outras 105 candidatas, garantindo o primeiro lugar em uma disputa acirrada que envolveu cinco etapas de avaliação. “Eles avaliaram o corpo, beleza, fala, carisma, presença de palco, e o principal, que é o samba no pé. Eu fiquei em primeiro lugar”, lembrou. Além de ser a Rainha do Carnaval, ela também é passista da Mocidade e já foi premiada como a melhor passista da Série Ouro no Carnaval de 2023.
A jovem não só brilha nas avenidas do samba, mas também fora delas. Ela participou do Brasil Samba Congress, o maior Congresso de samba no pé do mundo, onde agora ministra aulas para novos talentos. Ela participou do lançamento "Rainha do Samba Brasil 2025" e, a partir de agora, será a embaixadora do evento em solo carioca. “Será um grande evento, tenho certeza. Vou dar o meu melhor para fazer parte dessa festa”, afirmou.
A paixão de Gabriela pelo carnaval começou cedo, quando tinha apenas 4 ou 5 anos de idade. Contudo, foi aos 8 anos que iniciou sua trajetória na dança, ao ingressar no projeto Passos da Zona Oeste, coordenado por Jorge Louzada, seu professor de samba desde a infância. Em dois meses, Gabriela já havia se destacado como passista da Estrelinha da Mocidade, a escola mirim. Sua trajetória incluiu passagens pela Unidos de Bangu e Unidos de Padre Miguel, até seu retorno definitivo à Mocidade Independente de Padre Miguel, onde continua como rainha do carnaval e passista.
Gabriela conquistou seu espaço no carnaval carioca, e se prepara para o futuro. A jovem já tem planos de continuar sua jornada na Mocidade até passar sua coroa adiante.