Urcamp
Palestrante detalha tipos de licenciamento para acadêmicos da Engenharia Civil
por Redação JM
Uma das primeiras providências para quem tem a intenção de edificar certas estruturas é providenciar o licenciamento ambiental. Por isso, o engenheiro agrônomo Ruy Garrastazu proferiu uma palestra sobre questões ambientais e o licenciamento na esfera municipal dirigida aos acadêmicos dos módulos 6, 7 e 9 do curso de Engenharia Civil da Urcamp.
No seu dia a dia, o cidadão se depara com inúmeros projetos de construção, loteamentos, parques e monumentos em franco desenvolvimento. Mas é importante destacar que cada intervenção destas exige atenção do poder público no sentido de mensurar os impactos ambientais, além de outras considerações técnicas no âmbito da construção civil. Mesmo dando destaque à esfera municipal, o palestrante ofereceu detalhes sobre os diversos tipos de licenciamentos necessários a cada fase dos projetos, o que significa, também, que a documentação pode ser solicitada nas esferas públicas estadual e federal, dependendo do porte e tipo de intervenção.
Durante sua apresentação, Garrastazu abordou temas como loteamento, pavimentação, lavra, estação de tratamento de efluentes, movimentação de terra, entre outros, a fim de destacar os procedimentos mais adequados, tanto para a qualidade das obras quanto para a correta utilização de espaços no meio ambiente. Todo o conteúdo buscou reforçar a discussão sobre o fluxo e os trâmites dos processos de licenciamento. A aula foi ministrada no contexto do Projeto Integrador, sob a orientação do professor Sandro Martinez.