MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Cidade da Advocacia mobiliza segmento do Direito em Porto Alegre

Em 14/08/2024 às 15:19h

por Redação JM

Cidade da Advocacia mobiliza segmento do Direito em Porto Alegre | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Jaqueline Muza

A terceira edição da Cidade da Advocacia, que teve início na terça-feira, 13, no Cais Embarcadero, trouxe um público expressivo e reafirmou o protagonismo do evento no cenário jurídico do sul do Brasil. A programação inicial foi marcada por uma série de palestras e debates sobre temas variados, como Direito Previdenciário, diversidade, inteligência artificial, publicidade na advocacia e Direito Tributário. O evento, que se estende até o próximo sábado, 17, contará com mais de 300 painéis. O Jornal Minuano, em parceria com a TV Liberdade, está acompanhando os desdobramentos da agenda na capital gaúcha.

Neusa Bastos, vice-presidente da OAB/RS, destacou a importância simbólica do evento, que celebra a união da advocacia e a recuperação do Rio Grande do Sul após as recentes calamidades. "A Ordem se manteve forte e atuante durante as inundações que afetaram o Estado. Hoje, celebramos a Cidade da Advocacia, que tem o potencial de revolucionar a programação tradicional do mês de agosto e reforçar o orgulho da advocacia gaúcha. Sejam todos muito bem-vindos”, afirmou. O presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, não pôde comparecer ao evento devido a compromissos em Brasília, onde participou de uma reunião no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a dívida do Estado com a União. O repasse de aproximadamente R$ 4,5 bilhões em antecipação de precatórios federais de 2025 foi confirmado para até 30 dias.

Bagé integra debates

Vinte acadêmicos do curso de Direito da Urcamp integram a programação. A coordenadora da curso, professora mestre Lourdes Helena Martins, explica que a comitiva, formada também por cinco professores, acompanha representação da OAB Subseção Bagé. A intenção, de acordo com a coordenadora, é permitir aos estudantes reconhecer ‘a importância da advocacia na administração da Justiça e se atualizar com os palestrantes’. “Para que nossos alunos se apaixonem ainda mais pela advocacia, atividade tão importante para todos”, pontua.

A acadêmica Daniela Sturza, que curso o oitavo semestre, destaca as palestras contribuem para a formação. “Ouvir profissionais falar sobre a prática, sobre o que acontece, os problemas que enfrentam, a realidade, é fantástico”, define, ao destacar que estabeleceu um cronograma para aproveitar a programação do evento.

A presidente da OAB Subseção Bagé, Márcia Rochinhas, destacou a infraestrutura da Casa da Advocacia, organizada no Cais Embarcadero após as enchentes que assolaram Porto Alegre. Márcia também enfatizou a atuação da OAB/RS, mencionando a proximidade com as subseções. “ A facilidade de acesso que as subseções têm, o acolhimento de demandas, demonstram que hoje não existe nada que não seja só proximidade com a OAB/RS. Somos todos uma única ordem”, disse, ao definir como um prazer a chance de dividir um pouco sobre o trabalho feito em Bagé.

Pautas do Direito

No primeiro dia, o XII Encontro de Advogados Previdenciaristas foi o destaque do primeiro dia, atraindo centenas de profissionais ao Auditório Prerrogativas. O evento contou com 11 painéis que discutiram desde estratégias processuais e práticas em mandado de segurança até planejamento previdenciário e aposentadoria especial. Tiago Kidricki, presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB/RS, ressaltou a importância do encontro para a troca de conhecimento e a união da categoria.

A desigualdade de gênero também foi abordada, com destaque para o "imposto rosa", que descreve a diferença de preços e carga tributária entre produtos femininos e masculinos. O painel discutiu propostas de redução de alíquotas para itens de saúde e anticoncepcionais, visando diminuir a desigualdade entre gêneros. Diversidade também foi um tema central, com um painel sobre "Vivências da população LGBTQIA+ e o combate ao preconceito através da arte", que destacou a influência das manifestações artísticas na promoção da inclusão e igualdade.

O combate ao racismo foi tema de um painel que discutiu racismo ambiental e a importância de uma educação antirracista nas escolas. A necessidade de um currículo que inclua a história e a cultura afro-brasileira foi um dos pontos destacados pelos especialistas. O uso do ChatGPT na advocacia foi explorado em um workshop no Multiverso, com discussões sobre como a tecnologia pode agregar valor ao trabalho jurídico, sem substituir a mão de obra humana.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br