Cidade
'Personalidades das Ruas de Bagé' viram título de livro
por Giana Cunha
No dia 17 de agosto, acontece o lançamento do livro "Personalidades das Ruas de Bagé", de autoria do jornalista e mestre em História Diones Franchi. A sessão de autógrafos será às 18h, na LEB, Livraria e Editora Bageense, localizada na Avenida Sete de Setembro, nº 1.348.
O gosto pela escrita e por pesquisas biográficas foram inspiração para a obra. Ele contou ao JM como começou: "Me despertou a ideia de pesquisar a história de Bagé e das personalidades, principalmente através de meu mestrado em História. A partir daí, consegui reunir algumas personalidades e continuei pesquisando muitas outras".
Franchi, que também colabora com textos históricos em colunas no Jornal Minuano, destaca que "muitas pessoas não conhecem a personalidade daquela rua em que mora ou que passa todo dia". A vida de personalidades como Tupy Silveira, Emílio Guilayn, Visconde de Ribeiro Magalhães, importantes para o progresso de Bagé, são relatadas nos textos. Assim como nomes importantes para o desenvolvimento da Educação, como Monsenhor Costábile, Melanie Granie, Padre Germano e Mãe Luciana.
A obra, ao todo, destaca a trajetória de 60 personalidades do município, que na atualidade são conhecidas por darem nome às ruas de Bagé. O material tem o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.