Cidade
Jornalista formada na Urcamp integra assessoria do 52º Festival de Gramado
Alana Portella Gonçalves produz matérias junto à equipe do IECINE
por Redação JM
O 52º Festival de Cinema de Gramado traz um motivo a mais para a comemoração do curso de Jornalismo da Urcamp. A jornalista formada em Bagé, Alana Portella Gonçalves, está na ficha técnica do mais emblemático festival de cinema do país, compondo o quadro da Assessoria de Imprensa do evento que começou dia 9 e vai até dia 14, na Serra Gaúcha. A atividade é desenvolvida no grupo de trabalho Conexões Gramado Film Market, coordenado pela produtora Gisele Hiltl.
A jornalista bageense divide funções de assessoria de imprensa desenvolvidas pela equipe do Instituto Estadual de Cinema - IECINE - com o jornalista Isidoro Guggiana, também conhecido em Bagé pelo trabalho de divulgação no Festival Internacional de Cinema da Fronteira. E foi no evento de Bagé que Alana destaca ter iniciado sua aproximação do cinema, como arte e cultura, e do Festival, como experiência jornalística. “Minha função é garantir a cobertura dos eventos que acontecem dentro do espaço Film Market, que vão de capacitações com tutores que vêm de diversos países, até o acompanhamento da cerimônia de premiação, na sexta-feira, quando o IECINE também vai entregar seus prêmios no Festival de Gramado”, detalha a egressa.
“A Alana é nossa repórter. Ela está nas principais atividades do evento de mercado do festival colhendo informações e falas dos convidados para fazer as matérias que vão para os meios de comunicação daqui e do resto do país”, descreve o jornalista Isidoro Gugiana que atua como editor. “Já a Carol Zatt, que produz conteúdo, também é uma presença constante no Festival de Cinema da Fronteira. O trabalho da Alana é extraordinário. Estou muito feliz em ter ela na nossa equipe ", avalia.
Trajetória
“Desde o período de acadêmica, Alana sempre manifestou interesse e participou das atividades propostas pelos professores do curso, uma vez que temos que reunir teoria e prática para reforçar o caráter empreendedor de cada profissional”, descreve o coordenador do curso de Jornalismo, Glauber Pereira. A jornalista informa que é a primeira vez que participa de uma cobertura fora de Bagé, mas que se sente segura pela trajetória que construiu dentro do curso e do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. “Eu não diria que essa experiência é só assessoria, porque é mais do que isso. Estar no Festival de Gramado é uma produção jornalística intensa. São dias de contato com profissionais renomados tanto no Brasil como internacionalmente. Há jornalistas de todo o Brasil nessa cobertura. É inspirador estar nesse meio e saber que é possível sair de Bagé para o mundo e integrar uma equipe desse porte”, avalia Alana Portela.
Egressa do curso de Jornalismo, o contato da profissional com o cinema começou no projeto de extensão Cinejornal Urcamp Documenta que, desde 2014, reúne acadêmicos e professores na cobertura jornalística e na produção do Cinejornal que é exibido diariamente antes das mostras competitivas do Festival Internacional de Cinema da Fronteira em Bagé. Por convite do diretor, Zeca Brito, Alana passou a integrar a equipe de assessoria de imprensa nas redes sociais do festival da Rainha da Fronteira. Sua experiência com cobertura de reportagens e vídeos também foi enriquecida pelo estágio no Jornal Minuano, onde trabalhou como repórter e produzindo diariamente o minidoc JM No ar. “Então é uma honra estar aqui. Provar que é possível sair da faculdade, mesmo recém formada, e já estar no Festival de Gramado, inserida no meio do cinema e da cultura, que eu aprendi a gostar na faculdade pelo cinejornal e pelo trabalho no festival de Bagé, conhecendo pessoas como Zeca e o Isidoro. E desenvolvendo um trabalho de jornalista com diploma”, conclui.