MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Jornalista formada na Urcamp integra assessoria do 52º Festival de Gramado

Alana Portella Gonçalves produz matérias junto à equipe do IECINE

Em 15/08/2024 às 11:24h

por Redação JM

Jornalista formada na Urcamp integra assessoria do 52º Festival de Gramado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: ReproduçãoJM

O 52º Festival de Cinema de Gramado traz um motivo a mais para a comemoração do curso de Jornalismo da Urcamp. A jornalista formada em Bagé, Alana Portella Gonçalves, está na ficha técnica do mais emblemático festival de cinema do país, compondo o quadro da Assessoria de Imprensa do evento que começou dia 9 e vai até dia 14, na Serra Gaúcha. A atividade é desenvolvida no grupo de trabalho Conexões Gramado Film Market, coordenado pela produtora Gisele Hiltl.

A jornalista bageense divide funções de assessoria de imprensa desenvolvidas pela equipe do Instituto Estadual de Cinema - IECINE -  com o jornalista Isidoro Guggiana, também conhecido em Bagé pelo trabalho de divulgação no Festival Internacional de Cinema da Fronteira. E foi no evento de Bagé que Alana destaca ter iniciado sua aproximação do cinema, como arte e cultura, e do Festival, como experiência jornalística. “Minha função é garantir a cobertura dos eventos que acontecem dentro do espaço Film Market, que vão de capacitações com tutores que vêm de diversos países, até o acompanhamento da cerimônia de premiação, na sexta-feira, quando o IECINE também vai entregar seus prêmios no Festival de Gramado”, detalha a egressa.

“A Alana é nossa repórter. Ela está nas principais atividades do evento de mercado do festival colhendo informações e falas dos convidados para fazer as matérias que vão para os meios de comunicação daqui e do resto do país”, descreve o jornalista Isidoro Gugiana que atua como editor. “Já a Carol Zatt, que produz conteúdo, também é uma presença constante no Festival de Cinema da Fronteira. O trabalho da Alana é extraordinário. Estou muito feliz em ter ela na nossa equipe ", avalia.

Trajetória

“Desde o período de acadêmica, Alana sempre manifestou interesse e participou das atividades propostas pelos professores do curso, uma vez que temos que reunir teoria e prática para reforçar o caráter empreendedor de cada profissional”, descreve o coordenador do curso de Jornalismo, Glauber Pereira. A jornalista informa que é a primeira vez que participa de uma cobertura fora de Bagé, mas que se sente segura pela trajetória que construiu dentro do curso e do Festival Internacional de Cinema da Fronteira. “Eu não diria que essa experiência é só assessoria, porque é mais do que isso. Estar no Festival de Gramado é uma produção jornalística intensa. São dias de contato com profissionais renomados tanto no Brasil como internacionalmente. Há jornalistas de todo o Brasil nessa cobertura. É inspirador estar nesse meio e saber que é possível sair de Bagé para o mundo e integrar uma equipe desse porte”, avalia Alana Portela.

Egressa do curso de Jornalismo, o contato da profissional com o cinema começou no projeto de extensão Cinejornal Urcamp Documenta que, desde 2014, reúne acadêmicos e professores na cobertura jornalística e na produção do Cinejornal que é exibido diariamente antes das mostras competitivas do Festival Internacional de Cinema da Fronteira em Bagé. Por convite do diretor, Zeca Brito, Alana passou a integrar a equipe de assessoria de imprensa nas redes sociais do festival da Rainha da Fronteira. Sua experiência com cobertura de reportagens e vídeos também foi enriquecida pelo estágio no Jornal Minuano, onde trabalhou como repórter e produzindo diariamente o minidoc JM No ar. “Então é uma honra estar aqui. Provar que é possível sair da faculdade, mesmo recém formada, e já estar no Festival de Gramado, inserida no meio do cinema e da cultura, que eu aprendi a gostar na faculdade pelo cinejornal e pelo trabalho no festival de Bagé, conhecendo pessoas como Zeca e o Isidoro. E desenvolvendo um trabalho de jornalista com diploma”, conclui.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br