Região
Obra da Mesquita de Aceguá entra em fase de acabamento e deve ser concluída até abril de 2025
por Jaqueline Muza
A construção da Mesquita Annour, iniciada em 2019, está em fase de acabamento, com previsão de conclusão para abril de 2025. O templo, que servirá tanto como local de culto quanto como centro cultural islâmico, é considerado um marco importante para a comunidade muçulmana da região.
De acordo com o arquiteto e empresário de Aceguá, Mohamed Ali Yacoub, um dos idealizadores da obra, as intervenções atuais incluem o acabamento interno e externo. Externamente, será aplicada uma fachada inspirada no visual da Mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, com revestimentos nas cores amarelo, branco e azul. Internamente, os trabalhos avançarão após a finalização da parte externa, com a colocação do piso e outros detalhes. “Os tapetes específicos para a sala de orações já foram doados por membros da comunidade muçulmana de Santana do Livramento e serão trazidos da China”, relata Yacoub.
Segundo ele, a mesquita será aberta ao público de segunda a sábado, exceto nas sextas-feiras, que serão reservadas exclusivamente para a prática de oração dos fiéis muçulmanos. O local também funcionará como ponto de turismo religioso, integrando o roteiro turístico do município.
A mesquita contará ainda com material informativo sobre o Islã, abordando temas como a importância de Jesus e Maria na religião, além dos lugares sagrados para os muçulmanos. A maquete do templo foi projetada em Jerusalém, em 2010, pelo arquiteto Jamal Ali Mohd Yacoub, em parceria com Mohamed Ali Yacoub.
Mohamed comenta que os próximos passos incluem a finalização dos acabamentos em gesso e a colocação de arabescos, elementos tradicionais da arte islâmica. O terreno onde a mesquita está sendo construída foi doado por Fátima Izzat, integrante da comunidade palestina de Aceguá. Localizado na Rua Quinhentos e Quatro, nº 140, nos fundos da Prefeitura, o espaço será compacto, mas contará com duas torres com minaretes, uma abóbada, espaço de oração e áreas destinadas para os fiéis deixarem os calçados e realizarem a ablução, como parte do ritual de purificação antes das orações.
Projetada em direção à cidade sagrada de Meca, na Arábia Saudita, a mesquita terá 144 metros quadrados de área construída, oferecendo à comunidade islâmica de Aceguá um novo espaço de culto e convivência.