Urcamp
Aula experimental do curso de Direito da Urcamp atrai estudantes da região
por Yuri Cougo Dias
O curso de Direito da Urcamp proporcionou à comunidade e estudantes do Ensino Médio, na noite desta segunda-feira, 25, uma oportunidade diferenciada de vivenciar a experiência universitária. Foi a Aula Experimental, na qual quatro professores desenvolveram as bases curriculares e descreveram os métodos de ensino de suas áreas de atuação.
A coordenadora do curso, professora Lourdes Helena Martins, destacou a relevância da iniciativa. “Trazer os jovens para dentro da universidade é plantar a semente do conhecimento e da curiosidade sobre o universo jurídico, mostrando que o Direito está presente em todas as áreas da sociedade”, afirmou. Além da coordenadora, também participaram do evento o pró-reitor de Ensino da Urcamp, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira, e os professores Higor Freitas e Vilmar Pina, que conduziram dinâmicas e conversas com os estudantes.
Já a estudante do terceiro ano da escola da Fundação Bradesco, Helena Alves Thomas, informa que participa pela segunda vez de uma aula experimental da Urcamp. “Porque é uma experiência que pode agregar para o meu futuro. Eu quero cursar Direito também. Além do que é uma experiência que me antecipa esta perspectiva sobre como vai ser. E eu gosto de me inteirar sobre o assunto”, avalia.
Júri simulado complementa programação do curso de Direito
No mesmo dia, no Teatrinho da Urcamp, foi realizado o Júri Simulado, atividade prática que integrou a programação do curso de Direito. Durante a simulação, os alunos colocaram em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, conduzindo todas as etapas de um julgamento fictício. O evento, também aberto à comunidade, permitiu que o público conhecesse mais sobre as práticas jurídicas e os desafios enfrentados pelos futuros profissionais da área.
As iniciativas reforçam o compromisso da Urcamp em oferecer experiências acadêmicas inovadoras, conectando a universidade com a comunidade e despertando o interesse dos jovens pelo ensino superior.