Urcamp
Museu da Gravura Brasileira celebra arte, memória e ecologia com lançamentos culturais
por Yuri Cougo Dias
O Museu da Gravura Brasileira, mantido pela Fundação Attila Taborda, será o cenário de uma noite dedicada à arte, história e sustentabilidade nesta quarta-feira, 27. A partir das 19h, o espaço cultural, localizado na rua Coronel Azambuja, 18, em Bagé, apresentará três lançamentos que destacam sua relevância como um ponto de conexão entre o patrimônio artístico da região e a defesa ambiental. Os eventos são financiados pela Lei Paulo Gustavo e organizados pela Urcamp, Associação dos Amigos dos Museus de Bagé e Associação de Ecologia Ampla (Ecoarte).
A programação inicia com o lançamento do catálogo Arte em Impressões, um trabalho que mergulha na trajetória do Museu da Gravura Brasileira e do Cenarte, instituições que têm sido pilares na preservação da gravura como forma de expressão artística. A publicação, elaborada ao longo de meses, reúne textos que abordam a fundação do museu, seu papel na sociedade e o legado de artistas do Grupo de Bagé, como Carlos Scliar, Danúbio Gonçalves, Glauco Rodrigues e Glênio Bianchetti. O catálogo inclui, ainda, reflexões sobre o Clube da Gravura e os 47 anos de história do museu, além de uma capa ilustrada pelo artista Marsal Alves Branco.
Logo após, às 19h30, será lançado o Memorial Ambiental e Cultural Ecoarte, que remonta os 37 anos de atividades da Associação de Ecologia Ampla. Integrante da equipe gestora dos museus da Urcamp, Carmen Barros ressalta que a iniciativa combina elementos do acervo dos museus Dom Diogo de Souza e da Gravura Brasileira para destacar a interseção entre arte e ecologia. A proposta reforça o histórico do Ecoarte na promoção de práticas que aliam consciência ambiental e expressão cultural.
A programação se encerra às 20h, com a exibição do audiovisual As vozes e suas respostas, produzido pelo grupo Ecoarte. O filme documenta a trajetória do Ecoarte e traz reflexões sobre o impacto da arte e da sustentabilidade na formação de um pensamento crítico na sociedade.
O Museu da Gravura Brasileira, idealizado com a missão de preservar e promover a gravura como expressão artística, carrega um legado que vai além das suas paredes. Seu acervo e ações culturais dialogam com a construção de identidades e a valorização da memória local.