Região
Repasse ampliado do IPE Saúde contempla a região
por Jaqueline Muza
O IPE Saúde realizou, quinta-feira, dia 21, o segundo pagamento ordinário de novembro, totalizando R$ 163,1 milhões repassados aos prestadores de serviço. O valor, que supera os repasses habituais, contempla todos os tipos de contas médicas e reflete um esforço do instituto para reduzir prazos e apoiar seus prestadores, especialmente no final do ano.
De acordo com o presidente do IPE Saúde, Paulo Afonso Oppermann, o repasse ampliado e a redução temporária no prazo de pagamento de até 40 dias visam aliviar os encargos enfrentados pelos prestadores. “Estamos fazendo um esforço administrativo para repassar um valor ainda maior neste momento, gerando melhores condições para os nossos prestadores e, consequentemente, um melhor atendimento aos nossos segurados”, afirmou.
Os repasses têm sido bem recebidos por administradores de hospitais da região. Raul Vallandro, administrador da Santa Casa de Caridade de Bagé, reconheceu a sensibilidade do IPE Saúde em ampliar o valor destinado aos hospitais no fim do ano, período de aumento dos encargos, mas ponderou que ajustes nas tabelas de valores do IPE Saúde impactaram áreas importantes. “Na área ambulatorial, especialmente em oncologia e quimioterapia, os valores das tabelas diminuíram, o que nos afetou. Por outro lado, alguns reajustes na área hospitalar trouxeram benefícios pontuais”, explicou.
Já no Hospital Universitário Doutor Mário Araújo, o administrador Leandro de Deus informou que os valores recebidos se referem à produtividade de setembro e a contas em auditoria, sem mudanças significativas. “Os pagamentos estão em linha com os serviços prestados, mas isso não altera a realidade do hospital”, avaliou.