Fogo Cruzado
Vereadoras de Bagé participam de protesto contra PEC que proíbe aborto
Ato teve confronto que gerou tensão, com transmissão ao vivo e compartilhamento de vídeos nas redes sociais por políticos e canais de notícias
por Redação JM
As vereadoras Cáren Castencio, PT, e Beatriz Souza, do PSB, participaram, nesta quarta-feira, 27, de uma manifestação que reuniu mulheres parlamentares de todo o Brasil contra a PEC que visa proibir o aborto legal. O protesto ocorreu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados,em Brasília. Apesar da manifestação, a proposta foi aprovada e agora seguirá para uma Comissão Especial que deverá ser criada para tratar do tema.
Durante o ato, houve tumulto após uma tentativa de expulsão das parlamentares, com destaque para a participação da deputada Daiana Santos, presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial. O confronto gerou tensão, com transmissão ao vivo e compartilhamento de vídeos nas redes sociais por políticos e canais de notícias.
A PEC, de autoria dos ex-deputados Eduardo Cunha, do Rio de Janeiro, e João Campos, de Goiás, propõe uma alteração no artigo 5º da Constituição Federal, estabelecendo que a vida é inviolável "desde a concepção". Para as parlamentares que se manifestaram contra a proposta, a mudança significaria a revogação das permissões legais atuais para o aborto no Brasil.
Além da participação no protesto, as vereadoras de Bagé também estão presentes em Brasília para o Seminário pela Prevenção e Enfrentamento da Violência Política de Gênero e Raça. O evento, promovido pela Comissão de Direitos Humanos, reúne lideranças femininas de todo o Brasil para debater estratégias contra a violência política e fortalecer a rede de apoio às vítimas.
As vereadoras destacaram que sua presença no seminário reafirma o compromisso delas com a igualdade de gênero e raça, representando a cidade de Bagé como as únicas mulheres eleitas nesta legislatura.