Urcamp
Pró-reitor da Urcamp é escalado para mediar seminário estadual sobre reconstrução do RS e emergências climáticas
por Redação JM
A Urcamp foi escolhida como instituição de Ensino Superior parceira para a realização do seminário “A Ciência no Enfrentamento ao Desastre de 2024 no RS: da emergência à reconstrução”, que iniciou nesta terça-feira, 3, em Porto Alegre. O representante da Urcamp é o pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Guilherme Collares, cuja atividade consiste em mediar os painéis temáticos da tarde que vão tematizar os impactos na economia, na infraestrutura e no ordenamento territorial, mediante os resultados catastróficos das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul.
O evento, promovido pelo Governo Federal, através da Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS), FORIPES, COMUNG e SBPC, levanta o debate, junto às instituições gaúchas de ensino superior e à sociedade, sobre os melhores caminhos para a reconstrução, a prevenção e preparação para eventos climáticos extremos. A força das águas deixou 95 municípios gaúchos em calamidade e 365 em emergência (460 de 497 municípios), com danos extensos na infraestrutura e nas paisagens urbana e rural, vidas e histórias perdidas em inundações, enxurradas, deslizamentos e rupturas recordes no relevo. Houve a necessidade de apoio emergencial e de reconstrução inéditos para as cidades e o campo, pois centenas de milhares de pessoas e empresas foram atingidas.
De acordo com Collares, o conteúdo do Seminário busca debater o efeito dos desastres climáticos em diversos setores da produção e da sociedade ao mesmo tempo em que deve propor novas perspectivas para evitar impactos negativos no futuro. “O Comung, universidades federais, agências governamentais, em parceria, estão reunidos para encontrar respostas e construir posturas e políticas públicas capazes de dirimir os problemas já existentes e se antecipar contra futuros eventos extremos”, analisa Collares. O evento segue na quarta-feira quando serão abordadas questões relativas à governança, território, políticas públicas para redução de vulnerabilidades e gestão de riscos de desastres, com os painelistas Markus Erwin Brose (UNISC), Sérgio Cardoso (CBH Gravataí), Jonas Calvi (FAMURS), Silvia Capelli (MPRS) e Emanuel Hassen de Jesus (SEARS/Governo Federal).
3.12/14h - Impactos sociais da catástrofe
Impactos junto aos povos e comunidades tradicionais: resiliência e justiça ambiental - Mariana Soares - EMATER e José Ricardo Costa - FURG
{AD-READ-3}Impactos dos desastres para a saúde: da emergência à prevenção - Lúcia Pellanda - Reitora da UFCSPA
Educação, comunicação e uso de tecnologias para redução de vulnerabilidades e gestão de riscos - Danielle Paula Martins - FEEVALE e Elisa Fernandes - FURG