MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Lei municipal veda homenagem para condenados criminalmente

Legislação determina que escolha dos nomes de bairros, logradouros e bens públicos terá que passar por uma consulta popular

Em 05/12/2024 às 07:54h

por Redação JM

Lei municipal veda homenagem para condenados criminalmente | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: ArquivoJM

O prefeito de Bagé, Mário Mena Kalil, sancionou a lei que veda a atribuição de nomes de pessoas condenadas criminalmente a bairros, logradouros, ruas e bens públicos do município. A legislação foi proposta pela vereadora Beatriz Souza, do PSB.

A nova lei também estabelece um critério para a escolha dos nomes de bairros, logradouros e bens públicos, incluindo, como novidade, a obrigatoriedade de realização de uma consulta popular.

De acordo com a legislação, a consulta será feita de forma subsidiária, com representantes comunitários, organizações e associações legalmente constituídas, além de poder ser solicitada por moradores por meio de formulário contendo nome, telefone, CPF e endereço.

A Câmara Municipal analisou e aprovou a proposição em novembro de 2023. Na justificativa apresentada junto ao projeto, Beatriz Souza argumentou que “a participação popular deve estar assegurada na legislação que regulamenta a nomeação de bens públicos”.

Ainda segundo Beatriz, ao estabelecer a consulta popular como critério para a denominação ou redenominação de bens públicos, a nova legislação reforça o valor cultural e patrimonial do ato, que tem natureza legislativa.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br