Fogo Cruzado
Transcampesina vai receber emenda da Bancada Gaúcha
por Redação JM
A Bancada Gaúcha no Congresso Nacional definiu os 11 projetos prioritários, que devem dividir R$ 528 milhões em emendas ao Orçamento da União. A lista inclui o projeto de pavimentação da Transcampesina. A quantia destinada a cada projeto ainda não foi estabelecida.
A destinação de recursos para a Transcampesina foi anunciada pelo coordenador da Bancada Gaúcha, deputado Marcon, do PT, que parabenizou o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) pela mobilização em defesa do projeto.
A rodovia Transcampesina, projetada para um percurso de quase 170 quilômetros, deve contemplar mais de 80 assentamentos da reforma agrária. A estrada é considerada crucial para o desenvolvimento das atividades econômicas nos municípios de Aceguá, Candiota, Herval, Hulha Negra e Pedras Altas. A via também deverá conectar a região da Campanha Gaúcha ao Uruguai por diversas rotas, facilitando o transporte e o comércio na região.
Em junho, o custo total da obra foi estimado em R$ 380 milhões. O projeto já foi aprovado pelo Fundo de Convergência do Mercosul (Focem), mas esta será a primeira vez que a Bancada Gaúcha destina recursos para o empreendimento. A articulação parlamentar não é nova.
Em abril, a proposta de pavimentação motivou reunião, em Brasília, dos integrantes da Bancada Gaúcha com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. O deputado federal Afonso Hamm, do Progressistas, também participou do encontro.