MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Iniciativa mantém viva a magia do Natal no bairro Getúlio Vargas

Casa da técnica de Enfermagem Vanderleia dos Santos Ferreira, que está toda enfeitada para as festas de final de ano, busca inspirar outras ações

Em 07/12/2024 às 20:00h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Iniciativa mantém viva a magia do Natal no bairro Getúlio Vargas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Felipe Valduga

Vanderleia dos Santos Ferreira, 40 anos, técnica de enfermagem e agente de saúde da Prefeitura de Bagé, transformou o Natal em uma tradição familiar marcante. Mãe de três filhos, atualmente com 24, 21 e 18 anos, ela faz questão de celebrar a data com alegria e amor, mantendo vivo o espírito natalino que sempre buscou cultivar, mesmo diante de adversidades. Para isso,  enfeita a casa  com motivos natalinos desde que os filhos eram pequenos.  A casa fica situada na rua Amaro Robaina, 281, no bairro Getúlio Vargas. 

Segundo Vanderleia, desde quando os filhos eram pequenos, sempre amou o Natal. Mesmo com poucos recursos,  dava um jeito de ornamentar a casa. “Fazia uma árvore seca de pinheiro ou até criava enfeites do zero", lembra . Seu objetivo era simples: transmitir aos filhos o valor e a beleza da celebração do nascimento de Cristo.

Apesar de sua mãe não ter celebrado o Natal durante sua infância, devido às dificuldades financeiras, Vanderleia decidiu que seus filhos viveriam essa magia de maneira diferente. "Minha mãe mandava a gente dormir cedo porque não havia nem o que comer. Prometi a mim mesma que, para meus filhos, essa seria a data mais especial. Hoje, adultos, eles esperam ansiosamente por esse momento todo final de ano", conta.

A tradição natalina da família inclui a decoração da casa, que ela estima ter custado cerca de R$ 2 mil este ano, embora muitos itens sejam guardados e reaproveitados de anos anteriores. Para Vanderleia, o Natal não é sobre o dinheiro gasto, mas sobre a magia do amor. "O Natal não é sobre dinheiro, é sobre celebrar o nascimento de Cristo e compartilhar a magia com as próximas gerações", afirma.

Vanderleia lamenta que algumas pessoas tenham perdido o encantamento pela data. "É triste ouvir que o Natal não tem mais graça. Se não mantivermos essa magia viva, o que será das futuras gerações? Mas, se depender de mim, isso nunca vai se apagar", conclui. 

Apaixonada pelo Natal, a técnica de enfermagem pretende  inspirar não apenas sua família, mas também a comunidade, reforçando que o verdadeiro sentido do Natal é o amor, a união e a celebração de valores que transcendem o tempo. “Mesmo com a vida corrida e os contratempos do dia a dia, ainda assim celebrem o nascimento de Cristo”, destaca.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br