Fogo Cruzado
Rua vai receber nome em homenagem ao empresário Manoel Piragibe Teixeira
por Redação JM
Na terça-feira, 10, às 10h, será realizada a cerimônia de denominação da rua CS 201, no Loteamento Caminhos do Sobrado, que passará a se chamar “Manoel Piragibe Teixeira”. A proposta foi sancionada pela Lei Municipal nº 6.713, de 6 de novembro de 2024, por iniciativa do vereador Cleber Zuliani Carvalho. O parlamentar destacou o legado deixado por Piragibe, ressaltando sua contribuição à comunidade bageense. “Manoel Piragibe foi um homem sempre ativo, empreendedor e merece ser lembrado”, afirmou Zuliani.
Manoel Piragibe Teixeira nasceu em São Borja, em 7 de fevereiro de 1931, e se mudou para Bagé em 1951, onde construiu sua família e sua carreira profissional. Reconhecido pela sua atuação na comunidade local, Piragibe foi fundador da Corretora Piragibe, uma das maiores do município.
Iniciou sua trajetória no serviço público em 1959, como fiscal no IAPC (Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários), atual INSS. No mesmo período, ingressou no Banco do Brasil e, ao longo dos anos, formou-se em Direito pela Universidade Católica de Pelotas, concluindo a especialização em Direito Imobiliário em 1981. Em 1984, fundou oficialmente a Corretora Piragibe.
Além de sua carreira empresarial, Piragibe dedicou-se à Maçonaria, na Loja Amizade nº 142, onde recebeu diversas honrarias por sua contribuição. Também teve uma trajetória de liderança social, sendo presidente do Lions Clube Bagé - Centro por quatro gestões. Em sua primeira presidência, solicitou ao então prefeito Antônio Pires um terreno para a construção da Escola Padre Germano, inaugurada em sua segunda gestão. Hoje, a escola atende 135 alunos.
Piragibe também foi o fundador da primeira Associação de Bairro do Passo do Príncipe e idealizador da União Bajeense dos Universitários. Em 1974, recebeu o título de Cidadão Bageense, em reconhecimento à sua vasta contribuição para o desenvolvimento da cidade.