ANO: 25 | Nº: 6335
20/05/2017 Cidade

Estudantes conhecem material histórico do Museu Dom Diogo de Souza

Foto: Claudenir Munhoz

Atividade faz parte da programação da semana dos museus
Atividade faz parte da programação da semana dos museus

A tarde de sexta-feira, foi marcada por uma viagem de conhecimento e cultura. Os alunos do primeiro ao quinto ano da Escola Estadual Frei Plácido visitaram o Museu Dom Diogo de Souza e participaram das atividades que fazem parte da 15ª Semana Nacional dos Museus.

De acordo com a direção do museu, a proposta foi de explicar às crianças como funciona uma instituição museológica, através de atividades lúdicas e criativas, envolvendo todos num contexto de ressaltar que o acervo não apenas coleciona objetos, mas que cada peça tem uma história a ser contada. Com os objetos pessoais que as crianças portavam no dia, elas puderam compreender a valorização de cada material que se encontra no museu.

No Museu Dom Diogo de Souza, os estudantes se vislumbraram com as belezas do passado, os chapéus usados pelas damas e cavalheiros, as revistas das bancas, entre outras centenas de objetos que estão guardados no local e que possuem um legado histórico a ser contado para a sociedade. “Dentro da Semana dos Museus é essa a proposta de dizer o indizível – contar aquilo que parece não ter importância, os fatos cotidianos, os objetos do dia a dia”, comenta a gestora do museu, Maria Luiza Pêgas.

Além disso, a escola passou toda semana integrada ao Museu Dom Diogo de Souza, pois a exposição “A memória que se faz cidade”, dentro do projeto “O Museu vai à rua” foi apresentada no interior da instituição para a comunidade escolar. A escola Frei Plácido está trabalhando a importância da cultura e tem como finalidade mostrar que o educandário também tem história para contar.

A professora da instituição, Sirley Hernandes Rodrigues, disse que é importante a visita dos alunos ao museu, pois propicia conhecimento cultural. “É muito válido. Hoje em dia com a era da informática, o envolvimento deles e o contato com o museu é fundamental e satisfatório”, declara a educadora.

A Semana Nacional dos Museus encerra neste domingo. No Museu Dom Diogo de Souza, o horário de visitação no sábado e domingo é das 14h às 20h. Na noite de sexta-feira, foi exibido o filme “Glauco do Brasil”, do cineasta Zeca Brito, no teatrinho do Museu da Gravura Brasileira.

 

 

Deixe seu comentário abaixo

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...