MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Estudantes conhecem material histórico do Museu Dom Diogo de Souza

Publicada em 20/05/2017
Estudantes conhecem material histórico do Museu Dom Diogo de Souza | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Atividade faz parte da programação da semana dos museus

A tarde de sexta-feira, foi marcada por uma viagem de conhecimento e cultura. Os alunos do primeiro ao quinto ano da Escola Estadual Frei Plácido visitaram o Museu Dom Diogo de Souza e participaram das atividades que fazem parte da 15ª Semana Nacional dos Museus.

De acordo com a direção do museu, a proposta foi de explicar às crianças como funciona uma instituição museológica, através de atividades lúdicas e criativas, envolvendo todos num contexto de ressaltar que o acervo não apenas coleciona objetos, mas que cada peça tem uma história a ser contada. Com os objetos pessoais que as crianças portavam no dia, elas puderam compreender a valorização de cada material que se encontra no museu.

No Museu Dom Diogo de Souza, os estudantes se vislumbraram com as belezas do passado, os chapéus usados pelas damas e cavalheiros, as revistas das bancas, entre outras centenas de objetos que estão guardados no local e que possuem um legado histórico a ser contado para a sociedade. “Dentro da Semana dos Museus é essa a proposta de dizer o indizível – contar aquilo que parece não ter importância, os fatos cotidianos, os objetos do dia a dia”, comenta a gestora do museu, Maria Luiza Pêgas.

Além disso, a escola passou toda semana integrada ao Museu Dom Diogo de Souza, pois a exposição “A memória que se faz cidade”, dentro do projeto “O Museu vai à rua” foi apresentada no interior da instituição para a comunidade escolar. A escola Frei Plácido está trabalhando a importância da cultura e tem como finalidade mostrar que o educandário também tem história para contar.

A professora da instituição, Sirley Hernandes Rodrigues, disse que é importante a visita dos alunos ao museu, pois propicia conhecimento cultural. “É muito válido. Hoje em dia com a era da informática, o envolvimento deles e o contato com o museu é fundamental e satisfatório”, declara a educadora.

A Semana Nacional dos Museus encerra neste domingo. No Museu Dom Diogo de Souza, o horário de visitação no sábado e domingo é das 14h às 20h. Na noite de sexta-feira, foi exibido o filme “Glauco do Brasil”, do cineasta Zeca Brito, no teatrinho do Museu da Gravura Brasileira.

 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br