ANO: 25 | Nº: 6306
24/05/2017 Cidade

Fotojornalista ministra palestra para acadêmicos da Urcamp

Foto: Claudenir Munhoz

Alencastro abordou o tema
Alencastro abordou o tema "Fotojornalismo nos tempos de convergência"

Nesta segunda-feira à noite, o fotojornalista multimídia do jornal Zero Hora e professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Bruno Alencastro, realizou uma palestra sobre o tema "Fotojornalismo nos tempos de convergência", no salão de atos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). A atividade faz parte do projeto "ZH na Faculdade", onde profissionais do jornal percorrem, há nove anos, as universidades do Rio Grande do Sul que têm curso de comunicação social para conversar com os alunos.

O coordenador do curso de Comunicação Social da Urcamp, Glauber Pereira, abriu o evento destacando a importância do projeto da Zero Hora, bem como a troca de conhecimento entre o palestrante e os acadêmicos.

Na ocasião, Alencastro explanou sobre a história da fotografia, principalmente a evolução dos equipamentos com a chegada das tecnologias. Além isso, o profissional relatou como fazer a narrativa de uma imagem e atualmente qual é o papel do fotojornalista nas redações dos jornais.

O fotojornalista falou, também, de suas experiências nos últimos anos e elencou duas importantes coberturas jornalísticas que realizou recentemente, entre elas, a tragédia de Mariana e a da Chapecoense. Por fim, o palestrante apresentou vídeos de depoimentos de colegas da Zero Hora que comentaram sobre o fotojornalismo nos dias atuais, apontando algumas dicas para a profissão, como por exemplo, ter agilidade, sensibilidade e estar disposto a aprender com as tecnologias. "São 10 anos dedicados à fotografia. Amo o que faço. É muito bom experimentar e entender as novas tecnologias, pois agrega conhecimento e possibilidade de contar novas histórias". 

 

Deixe seu comentário abaixo

Em tempo real

Mais notícias da edição

Outras edições

Carregando...