MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Lideranças tradicionalistas comemoram aprovação da PEC que garante rodeios e vaqueadas

Publicada em 03/06/2017
Lideranças tradicionalistas comemoram aprovação da PEC que garante rodeios e vaqueadas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Provas campeiras fazem parte dos maiores atrativos dos gaúchos

Com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 304/17), que trata da proteção aos Esportes Equestres, o Plenário da Câmara dos Deputados garantiu a continuidade das práticas dos rodeios e vaquejadas, atividades que receberam cunho tradicionalista no Rio Grande do Sul e em estados do Norte e Nordeste do País.

Para o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC), Eduardo Móglia Suñé, o esforço das associações de cavalos de raça e a mobilização política foram fundamentais para que a batalha fosse vencida. “Fizemos um trabalho de sensibilização junto aos deputados e senadores para que houvesse a compreensão de como funciona a prática dos esportes equestres”, destaca.

O presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, Rodrigo Moglia, acredita que essa decisão põe um fim nos problemas jurídicos que ultimamente estão complicando a organização de esportes equinos. O dirigente adverte que são atividades econômicas importantes para o Estado e que não maltratam os animais, devendo ser encaradas como manifestações culturais. “Temos o cavalo Crioulo como nosso símbolo, estes esportes não maltratam os animais", garante.

O coordenador da 18ª Região Tradicionalista, Gilberto Silveira, também considera positiva a aprovação da PEC. O tradicionalista fala que os movimentos primam pela cultura, mas explica que existe um manual para orientar a organização dos eventos, onde estão todas as regras sanitárias e de proteção aos animais. “Obedecemos ao manual, nele estão todas as questões sanitárias e de proteção aos animais, há um número limite para as atividades que eles fazem, também temos um veterinário responsável para todos os eventos”, assegura.

Silveira conta que existem trabalhos com o intuito de tornar estas práticas conhecidas como manifestações culturais conhecidas pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura  (Unesco).

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br